Direto da Redação: Elektro é chamada para discutir bagunça na fiação

20 de Agosto de 2025

Compartilhe -

Direto da Redação: Elektro é chamada para discutir bagunça na fiação

Desde a primeira reportagem do CIDADÃO sobre a bagunça na fiação da cidade, isso em 18 de outubro de 2019, quando a fernandopolense Noêmia Faustino foi parar na UPA com fios espetados no pé, foram sucessivas cobranças as autoridades da cidade para que adotassem providência para pôr ordem no emaranhado de fios. Nesse tempo, não foram poucos os acidentes principalmente com motociclistas e ciclistas que se enrolaram em fios pendurados pela cidade. 
Enfim, o assunto é colocado à mesa para debate. Na quarta-feira, 15, foi tratado na Câmara em reunião com Dulci Cunha, Analista Institucional e Fabio Costa, Especialista Comercial, representantes da Elektro/Neoenergia. Presentes os vereadores João Pedro Siqueira (presidente), João Garcia Filho e Cidinho do Paraíso.
Segundo os técnicos da Elektro, o excesso de fios e cabos nos postes é proveniente de empresas de fornecimento de internet (fibra óptica). Segundo consta, as empresas não retiram os cabos antigos quando o cliente muda de endereço gerando o acumulo de fios em postes ou pendurados em vias públicas.
De acordo com o presidente da Câmara João Pedro da Caixa, a tendência é piorar se nada for feito. A proposta de uma lei municipal, como já foi adotada em diferentes cidades, não surtiria o efeito porque a legislação de concessionárias de energia elétrica e telefonia é da União.
Ficou acertada uma nova reunião com a presença de representantes do Poder Executivo e das empresas de fornecimento de internet cadastradas na cidade. São cerca de 12 empresas de fornecimento de internet via fibra óptica todas deverão ser notificadas para comparecer na reunião, para que em conjunto com o Poder Público e a concessionaria encontre uma solução para o problema.

Bate pronto

Bate pronto

   FOTO QUE FALA – A ex-prefeita Ana Bim que estava afastada dos meios políticos desde a campanha eleitoral de 2020, apareceu no último final de semana participando de uma reunião em Rio Preto com o secretário Estadual de Saúde Eleuses Paiva para discutir a crise da Santa Casa. Ana Bim e Eleuses são parceiros e do mesmo partido, o PSD. A foto onde Ana Bim aparece ladeada pelo secretário Eleuses Paiva (esq), Marcus Chaer, Guilherme Camargo e Daniel Arroio (dir) fala por si. Aliás, foi o vereador que é atual presidente do PSD quem postou a foto (acima) da reunião com a legenda: “reunião produtiva”. 

  EM ALTA – A receita repassada pelo Estado aos cofres da prefeitura de Fernandópolis referente a cota do IPVA nos dois primeiros meses deste ano é 33,6% maior que a destinada no mesmo período do ano passado. Este ano, o repasse feito em janeiro e fevereiro foi de R$ 11,4 milhões. No ano passado, a cota da cidade repassada foi de R$ 8,5 milhões. Janeiro e fevereiro eram meses em que o contribuinte podia quitar o imposto do veículo de forma integral. A partir de março e até maio, seguem os pagamentos de quem optou pelo parcelamento.

FOTO DA SEMANA

FOTO DA SEMANA

O fernandopolense viveu dias de trânsito de cidade grande. Por conta do recapeamento da Avenida Expedicionários Brasileiros na área central, os motoristas enfrentaram bloqueios que geraram engarrafamentos em todo o centro da cidade. A imagem da semana foi captada pela câmera da Rádio Difusora no alto do Edifício Atlantis na quinta-feira, quando a rotatória da Praça Dr. Fernando Jacob estava sendo recapeada. As obras na avenida agora ficam concentradas na “baixada do frigorifico” com construção de novas galerias para captação de águas pluviais.

Positivo

 A Associação Antialcoólica de Fernandópolis comemorou na terça-feira, 14, o 51º aniversário de fundação com muitas vitórias contra o alcoolismo. Ela foi fundada em 14 de março de 1972 por iniciativa do juiz de direito na época Dr. Antero Lichotto. O atual vice-presidente advogado Osvaldo Silva, que completa em maio 50 anos de abstinência, fez questão de registrar a data em entrevista à Rádio Difusora FM. Com sede própria, a associação sobrevive às duras penas. As reuniões públicas ocorrem às quartas feiras às 20 horas, aberta a toda população.

Negativo

O secretário estadual de Saúde de São Paulo, Eleuses Paiva (PSD), fez um apelo para que a população se conscientize sobre a importância do combate à dengue e alertou para uma possível epidemia da doença. Segundo Eleuses, 80% dos focos do Aedes estão dentro das residências. Para o secretário, o controle do mosquito aedes aegypti passa pelo comprometimento da população em eliminar os focos criadouros dentro das moradias. Mas, há imóveis fechados, onde o mosquito prolifera livremente. Em Fernandópolis, os casos estão pipocando por toda a cidade.