O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) está no comando do estado há 69 dias e, somente na próxima quarta-feira, 15, é que os deputados eleitos para o novo mandato vão prestar juramento e tomar posse no cargo na Alesp – Assembleia Legislativa de São Paulo. Será a última posse tardia dos parlamentares paulistas.
Deputados eleitos em 2026, tomarão posse no dia 1º de fevereiro de 2027, assim como ocorre em outras Assembleias Legislativas do país e no Congresso Nacional. Isso graças a uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC) aprovado em Plenário em 2019. O deputado Itamar Borges (MDB) foi um dos signatários do projeto.
Essa não será a única novidade na “nova” Assembleia Legislativa. A eleição de Tarcísio de Freitas (Republicanos) em São Paulo alterou não apenas a composição partidária do governo como agora promete mudar, após 28 anos, os postos de comando na Alesp. O grupo político do PSDB, que já perdeu vagas na Casa, está prestes a deixar a presidência com Carlão Pignatari e a influência direta sobre os temas que viram lei no Estado, de assuntos fiscais à pautas de costumes. Já escolhido extraoficialmente como o próximo presidente da assembleia paulista, o deputado André do Prado (PL), tem o apoio do governador Tarcísio de Freitas.
No novo desenho das bancadas na Alesp tem PL com 19 deputados, seguido pelo PT com 18, PSDB 9, União Brasil 8, Republicanos com 8, PSD 4, Podemos 4, PP 3, MDB 3, PSB 3. Os partidos Novo, PC do B, PDT, Rede e Solidariedade tem um deputado.
Só para lembrar, a nossa região estará representada na Alesp com os deputados Itamar Borges (MDB), Carlão Pignatari (PSDB), Beth Sahão (PT), Valdomiro Lopes (PSB) e Analice Fernandes (PSDB).
CENSO - O IBGE deve finalizar até o final deste mês os trabalhos do Censo iniciado em 2022. A prévia da população de Fernandópolis está hoje em 71.826 habitantes, mas esse número ainda pode mudar. Neste momento, a equipe do IBGE está em fase de apuração final com previsão de término para o final de março. No início de abril o IBGE deve começar a realizar as reuniões nos municípios de encerramento dos trabalhos e apresentação dos dados preliminares do censo.
TEMPO URGE – Na semana que vem, precisamente na quarta-feira, 15, vence o prazo para pagamento da primeira parcela ou o IPTU integral com desconto, mas nem todos os contribuintes receberam o carnê do imposto. Segundo dados repassados pela Secretaria de Comunicação, até quinta-feira os Correios haviam entregues 65% dos carnês. O cronograma da empresa é atingir o índice de 80 a 85% até sábado, 90% na segunda e 95% na terça-feira. Quem não receber terá a possibilidade de imprimir o boleto no site da prefeitura.
TROMBADA – O presidente da Câmara João Pedro Siqueira (PSDB) teve a primeira trombada política com vereador Murilo Jacob (MDB). O vereador foi à tribuna na terça-feira protestar contra a decisão administrativa do presidente que estabelece normas para ingresso em salas no Palácio 22 de Maio. Jacob fez isso na tribuna e levou o troco de João Pedro que, na tribuna, lembrou ao vereador que essa é uma função atribuída ao presidente e que, enquanto estiver no cargo, haverá normas a serem seguidas.
A imagem foi captada na terça-feira, 7, pela câmera da Rádio Difusora FM na torre no alto do edifício Atlantis. Chovia em Fernandópolis, mas abriu-se um clarão no horizonte criando um efeito de imagem para o final da tarde. De um lado a chuva e de outro, o sol tentando mostrar a cara. Coisas da natureza indomável.
A Praça Joaquim Antonio Pereira, no centro de Fernandópolis, se transformou numa grande “feira” de serviços públicos disponibilizados à população. Mais de 30 instituições abraçaram o projeto da Justiça Federal de Jales em parceria com a Prefeitura de Fernandópolis e disponibilizaram serviços que, muitas vezes por falta de informação, a população não tem acesso. O “Acão Cidadã Noroeste” trouxe a presidente do Tribunal Regional Federal – Região 3 – a Fernandópolis. A desembargadora Marisa Santos gostou do que viu, principalmente a adesão da população.
Presos da região serão beneficiados pela saidinha temporária entre os dias 14 e 20 de março. Ao todo, 2.023 detentos de presídios da região terão direito ao benefício. O Centro de Progressão Penitenciária (CPP) de Rio Preto vai soltar 1.593 pessoas. Serão liberados mais 217 do Centro de Detenção Provisória (CDP) de Icém, 203 do CDP de Riolândia, seis da Penitenciária de Riolândia e quatro do CDP de Paulo de Faria. Apesar de dizer que os presos serão monitorados pela Polícia, essas saidinhas geram muita insegurança para a população.