A alegria da prefeitura de Fernandópolis de começar a contar com uma receita maior por conta de mudança de patamar no coeficiente do FPM – Fundo de Participação dos Municípios – durou pouco.
Como se sabe, com a divulgação do censo provisório pelo IBGE para atender demanda do Tribunal de Contas da União para repartir o bolo do FPM entre os municípios, Fernandópolis mudaria de patamar, saindo de 2,4 onde estava até o ano passado ´pela população estimada de 69.680 habitantes para 2,6 com base no número do censo provisório que apontou população de 71.826 habitantes.
Diante da grita dos municípios que perderiam receita, o ministro do Supremo Tribunal Federal Ricardo Lewandowski concedeu liminar para suspender os efeitos da Decisão Normativa do Tribunal de Contas da União, que previa alterações nos coeficientes utilizados no repasse do FPM com base em dado incompleto do Censo Demográfico. A medida congela as perdas até que sejam atualizados os índices populacionais com base no censo devidamente finalizado.
BOATO – O prefeito de Macedônia Reginaldo Marcomini (foto) desmentiu quinta-feira, 26, durante entrevista na Rádio Difusora FM que pretenda se mudar para Fernandópolis para ser candidato a prefeito. “Essa possibilidade não existe. Me perguntaram isso, mandaram até mensagem. Não sei de onde saiu essa conversa e não procede. Mas, que bom que lembram da gente. Mostra que estamos no caminho certo na gestão de Macedônia e serve de exemplo para outras cidades. Vamos continuar trabalhando. Meu foco é Macedônia sempre buscando mais benefício e qualidade de vida para nossa população”, disse o prefeito.
HISTÓRICO REGIONAL – Quem primeiro migrou de uma cidade para outra com sucesso nas urnas foi Edinho Araújo. Vereador e prefeito em Santa Fé do Sul na década de 70, saiu para ser deputado estadual, deputado federal e prefeito de Rio Preto, onde está no quarto mandato. O exemplo bem-sucedido de Edinho estimulou outros políticos a fazerem a migração. O deputado estadual Itamar Borges transferiu domicilio eleitoral de Santa Fé para Rio Preto, disputou eleição de deputado estadual e já prepara terreno para a sucessão de Edinho Araújo.
COMISSÕES TEMÁTICAS – Através de portaria, foram nomeadas integrantes para as comissões temáticas do legislativo, por onde passam os projetos antes de serem levados a plenário para votação. A Comissão mais importante é a de Constituição e Justiça, que analisa a legalidade dos projetos. Três vereadores/advogados compõem essa comissão: Daniel Arroio (PSD), João Paulo Cantarella (MDB) e Murilo Jacob (MDB), pela ordem presidente, vice e relator. A de Educação, Saúde, Bem-Estar e Direitos Humanos terá Jeferson Leandro de Paiva (DEM), Janaina Alves (PP) e Claudenilson Alves de Araújo (PSC).
COMISSÕES II – A Comissão de Finanças e Orçamento terá João Garcia Gomes (PTB), Jeferson Leandro de Paiva (DEM) e Aparecido Moreira da Silva (PTB). Na Comissão de Obras e Serviços Públicos, Julio Cesar de Oliveira Cebin (PP), Everaldo Lisboa da Silva (PTB) e Ailton José dos Santos (Solidariedade). Por fim, a de Defesa do Meio Ambiente com Everaldo Lisboa, João Garcia Gomes e Claudenilson Alves de Araújo. As comissões se reúnem sempre as quintas-feiras. Com as comissões constituídas, a abertura do ano legislativo com a primeira sessão ordinária será no dia 7 de fevereiro.
A foto foi enviada por ouvinte do programa Rotativa no Ar que flagrou dois homens em uma pick-up despejando entulho na Avenida dos Ferroviários, a 50 metros do PEV da Estação onde poderiam fazer a destinação correta do entulho. Cena lamentável e que se repete pelos quatro cantos da cidade, enquanto as prometidas câmeras de vigilância em pontos estratégicos da cidade não são instaladas.
A Queijaria Jeito de Mato dos empresários Debora e Diego Trevisan colocou Fernandópolis no Caminho do Queijo Artesanal Paulista que inclui 13 queijarias no estado de São Paulo. “Somos a única representante da região Noroeste Paulista, fazendo com que o roteiro do queijo artesanal paulista chegue até Fernandópolis. Isso, aliado as ações de divulgação do grupo Caminho do Queijo Artesanal Paulista, chamará a atenção do turismo para nossa cidade”, comemorou o casal. O objetivo da rota do queijo é valorizar a produção queijeira de São Paulo.
A situação caótica do emaranhado de fios pela cidade segue causando acidentes. A situação exige posicionamento firme das autoridades. Votuporanga está se mexendo neste sentido. Lá foi aprovada lei na Câmara, promulgada pelo prefeito, que diz que a responsabilidade pela organização de ocupação dos postes é da Elektro. A Elektro aluga os postes e cabe a ela fiscalizar a ocupação. Nesta semana houve uma primeira reunião entre Elektro, empresas de telefonia e internet e vereadores. O objetivo é reduzir os riscos de acidentes e atenuar a poluição visual. Exemplo a ser seguido.