DIRETO DA REDAÇÃO - Projeto de pátio para veículos abandonados começa a sair do papel

20 de Agosto de 2025

Compartilhe -

DIRETO DA REDAÇÃO - Projeto de pátio para veículos abandonados começa a sair do papel

Depois de burocrática negociação que durou cerca de quatro anos, enfim, o projeto para instalação de um pátio do Detran – Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo – em Fernandópolis começa a sair do papel. O projeto do Executivo para assinatura de convênio neste sentido foi encaminhado ao Legislativo e deve ser votado ainda este ano. O convênio é necessário porque a remoção e pátio de veículos infratores a legislação é de competência do Estado. Além de Fernandópolis, o convênio deve ser assinado também por Estrela d´Oeste, São João das Duas Pontes, Macedônia, Pedranópolis e Meridiano.
O convênio com o Detran é do ano passado. Na época, o secretário de Trânsito Ederson José da Silva, em entrevista à Rádio Difusora e jornal CIDADÃO, confirmava a implantação do pátio para a recolha de carros abandonados na cidade e na região. Na época ele chegou a estimar que cerca de 200 veículos estavam abandonados nas ruas por diferentes causas, desde documentos vencidos, falta de manutenção e mecânica. Havia previsão de implantação do pátio em 2022, mas fica para 2023. 
No projeto de convênio enviado à Câmara, o Executivo também pede autorização para conceder os serviços de remoção e pátio de veículos infratores à legislação para a iniciativa privada.
O projeto passa pela implantação de um pátio regional com no mínimo 117 vagas para carros e similares, 60 para motos e 1 vaga para veículos pesados.

BATE PRONTO


  DICA AO GOVERNADOR – O governador eleito de São Paulo já está organizando a agenda para começar a seguir um conselho da turma que o auxilia na transição. Conforme publicou a Coluna do Diário da Região, Tarcísio de Freitas (Republicanos) pretende realizar um roteiro para visitar os 645 municípios do estado assim que colocar o governo para rodar em 2023. Tido como governador “importado” do Rio de Janeiro, a ideia é que o governador ganhe luz própria. Durante a campanha eleitoral, por exemplo, Tarcísio não esteve em Fernandópolis. 

   NOVO PREFEITO - Tanabi elegeu domingo o prefeito e vice para mandato tampão de dois anos. Com 5.939 votos, Alexandre Silveira Bertolini (PSB), conhecido como Xandão, foi eleito prefeito na eleição suplementar realizada neste domingo, 27. O vice eleito é Luis Eduardo Martins (PDT). Xandão obteve 41,29% dos votos válidos.  A eleição foi marcada pelo TRE por conta da cassação do prefeito eleito em 2020, Norair Cassiano da Silveira (PSB). Xandão era o presidente da Câmara e assumiu interinamente o cargo de prefeito. Agora eleito, completará o mandato até 2024.

  HOSPITAL DE AMOR – O Instituto de Prevenção do Hospital de Amor de Fernandópolis, ligado a Fundação Pio XII do Hospital de Amor de Barretos, vai receber mais de R$ 1 milhão do Ministério da Saúde para desenvolvimento do programa de prevenção do câncer do colo do útero e do câncer de mama nos próximos 12 meses em toda área de abrangência do Instituto. O projeto que autoriza o convênio para repasse do recurso está na Câmara de Fernandópolis para ser votado. A verba chega no momento que o Instituto comemora 10 anos com mais de 50 mil atendimentos anuais na área de prevenção ao câncer.
 

FOTO DA SEMANA

FOTO DA SEMANA

A imagem foi registrada pela câmera 360° da Rádio Difusora FM no alto da torre do Edifício Atlantis na tarde de quarta-feira, 30. Em meio a uma pancada de chuva típica do verão que vem aí, o sol parece abrir uma fresta entre as nuvens para espiar a cidade, na despedida do mês do mês de novembro.

POSITIVO

A parceria entre a Sabesp e Poupatempo para que o atendimento aos usuários da concessionária de abastecimento de água na cidade seja prestado na Unidade do Poupatempo em Fernandópolis, seguindo o padrão bem-sucedido desse projeto implantado no Estado e que é muito bem avaliado pela população. Desde segunda-feira, o atendimento ao cliente Sabesp já ocorre no Poupatempo mediante agendamento, isso de segunda a sábado. O Poupatempo já abriga diversos serviços do Detran, emissão de carteira de trabalho e serviços municipais.  Tudo no mesmo espaço.
 

NEGATIVO

A Prefeitura de Fernandópolis continua enroscada com alguns projetos ambientais. Um deles é da represa Beira Rio. Com as obras de revitalização do entorno de quase R$ 2 milhões prestes a começar, a Secretaria do Meio Ambiente não consegue executar o projeto de dragagem e limpeza da represa, hoje com o espelho d´água coberto de plantas aquáticas. Outro problema é a conclusão de obras no Horto Florestal, fechado desde o início da pandemia. A prefeitura chegou a abrir licitação para concluir a obra, mas não prosperou. A área de lazer segue fechada.