O site da Secretaria da Fazenda e Planejamento já está trazendo o IPM –Índice de Participação dos Municípios – que define os repasses do ICMS – Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços – dos 645 municípios paulistas para 2023. Já é o IPM definitivo.
O IPM foi apurado com base nos dados sobre a atividade econômica dos municípios em 2021 para ser adotado durante o próximo ano. Em junho a Secretaria da Fazenda divulgou os índices preliminares e abriu prazo de 30 dias para recurso das prefeituras.
De acordo com os dados divulgados, Fernandópolis terá uma fatia menor na divisão do bolo do ICMS. A queda é de 2,69%. O IPM caiu de 0,12116916 aplicado no repasse deste ano, para 0,117911116 no ano que vem. No IPM apurado em 2020, na comparação com 2019, Fernandópolis havia registrado um acréscimo de 9%.
Na região, Rio Preto (-0,6%) e Catanduva (-2,68) foram os outros municípios que também apresentaram queda no IPM. Votuporanga (+2,42%), Jales (+2.34%) e Mirassol (+12%) terão fatia maior no bolo.
Os índices de participação dos municípios são apurados anualmente. Os repasses de ICMS aos municípios são liberados de acordo com os respectivos IPM. Neste ano, Fernandópolis já recebeu de repasse de ICMS o montante de R$ 39,1 milhão, 15% mais do que o repasse registrado em igual período do ano passado.
SEM PLANOS – O ex-candidato a deputado estadual Renato Colombano declarou esta semana em entrevista ao portal “A Voz das Cidades” de Jales que decidiu cuidar dos negócios e da família e que não tem planos de curto e médio prazo para voltar a disputar eleição. Contudo, deixou em aberto que “o futuro a Deus pertence”.
PASTORZÃO DE VOLTA – O suplente de vereador Willian Alduino participou terça-feira da última sessão ordinária na vaga do vereador Pastorzão Claudenilson que teve o mandato suspenso por três meses por uso indevido do carro da câmara . Pastorzão que está fora da Câmara desde o início de agosto, retorna ao Palácio 22 de Maio já na primeira sessão de novembro. O inquérito da polícia civil sobre o uso indevido do carro da câmara chegou esta semana ao Ministério Público.
HOMENAGEM - Antes de sair, Alduino prestou homenagem ao agropecuarista Djalma Pontes pelo trabalho voluntário no Parque Residencial São Vicente de Paulo onde inclusive já foi presidente. Pontes receberá em breve o título de Cidadão Fernandopolense, aprovado por unanimidade pelo legislativo.
Não é história de pescador. O pescador profissional Izael Gonçalves Moraes Junior e a esposa Cintia de Fátima Moraes, pegaram durante pescaria nesta terça-feira, 18, no lago da Usina de Água Vermelha no Rio Grande em São João do Marinheiro, entre Mira Estrela e Cardoso, um peixe do espécime Pirarucu de 113 quilos e 2,20 metros. Izael contou que é pescador profissional há 6 anos e que foi uma surpresa conseguir capturar um peixe deste tamanho ainda mais no dia de seu aniversário. Limpo, o peixe pesou 85 quilos. A foto registra a proeza do pescador. (Fotos: Arquivo pessoal)
Após muitas críticas, Fernandópolis antecipa a instalação da decoração de Natal. Conforme divulgado pela prefeitura, a programação começa a ser desenvolvida no dia 10 de novembro com chegada do Papai Noel, ligação da decoração de Natal, show no palco com a Banda Jafferson, mais praça de Alimentação, brinquedos, distribuição de doces e pipocas e a Casa do Artesão aberta em horário especial. E a Acif, que também vai investir na decoração, promete mais novidades para o Natal fernandopolense. A conferir...
Moradores de Fernandópolis já estão botando pôr a boca no trombone com a buraqueira pelas ruas da cidade. Muito já foi feito de recapeamento, mas foi pouco diante do problema da malha viária de asfalto ruim. A prefeitura vem alegando que estava com dificuldades para comprar massa asfáltica. As Usinas estavam priorizando atender empreiteiras com obras de recapeamento do governo do Estado. Nesta semana, a prefeitura homologou licitação para compra de massa asfáltica para começar a atacar a buraqueira. Que venha logo...