O TRE-SP aprovou resolução que estabelece o calendário das eleições suplementares do município de Tanabi, a 70 km de Fernandópolis, a serem realizadas dia 27 de novembro. Poderão votar os 20.685 eleitores que estavam regulares e tinham domicílio eleitoral no município até o dia 4 de maio, data de fechamento do cadastro eleitoral.
As convenções partidárias para escolha das candidatas e candidatos à prefeitura serão realizadas na semana que vem, entre 17 e 22 de outubro, e os pedidos de registro de candidatura devem ser feitos até 25 de outubro. A propaganda eleitoral terá início dia 26 de outubro.
O prefeito eleito Norair Cassiano da Silveira foi por cassado porque, segundo a Justiça Eleitoral, omitiu dolosamente o montante de R$ 12 mil na prestação de contas de campanha para a aquisição de camisetas distribuídas no dia da eleição, representando 21,79% do total das despesas contratadas pela campanha. A prática teria ferido a lisura do pleito, vencido por apenas 12 votos e, embora não tenha sido comprovada a responsabilidade do vice, Devair Zanetoni Junior, foi determinada a cassação da chapa pelo princípio da unicidade. Com esta decisão, os eleitores tanabienses têm compromisso eleitorais nos dias 30 de outubro e 27 de novembro.
REVIRAVOLTA – O juiz da 2ª Vara Cível de Fernandópolis Heitor Miura Katsmumi concedeu liminar no mandado de segurança para anular o processo de cassação de quatro dos cinco vereadores da Câmara de Macedônia. A decisão, passível de recurso, beneficiou os vereadores Abílio José Marques, Gustavo Rogério Ribeiro da Silva, Valtemir Marques de Oliveira e Monique Silva Hiraki. O presidente Paulo Martineli já convocou os vereadores cassados para reassumirem os mandatos. A decisão do juiz não beneficiou a então presidente Mônica Vieira da Silva, que continua afastada.
CARGO À VISTA – O governador Rodrigo Garcia terminará o mandato no dia 31 de dezembro, mas não deverá ficar desempregado em 2023. Segundo a Coluna do Diário, circula informação de que Rodrigo pode assumir a Secretaria dos Transportes no eventual governo de Tarcísio Freitas ou até mesmo o Ministério da Agricultura, caso Jair Bolsonaro se reeleja. Tudo dependerá, contudo, do resultado das urnas em 30 de outubro.
VELÓRIO – O controle da pandemia, levou o prefeito André Pessuto a baixar decreto esta semana estabelecendo novo horário de funcionamento do Velório Municipal, acabando de vez com velórios durante a noite toda, como era antes da pandemia. O funcionamento do velório será das 6 às 23 horas. Ficará a cargo das funerárias o translado do corpo durante o horário que o Velório ficar fechado. Os sepultamentos ocorrerão das 7 às 18 horas.
Esta semana um caminhão carregado com amendoim tombou na Rodovia Percy Waldir Semeghine chamou a atenção para um problema que está surgindo em decorrência do recapeamento já em fase final: o desnível entre a pista e o acostamento, como mostra a foto, é um fator que pode contribuir para acidentes. No caso do caminhão de amendoim, a causa seria estouro do pneu, mas o desnível pode ter contribuído para o tombamento. É um alerta para a necessária correção antes que a obra seja concluída e entregue pela empreiteira.
A Atividade Delegada “Agroambiental”, convênio firmado entre prefeitura e Polícia Ambiental para fiscalização de descarte irregular de resíduos na natureza e o programa “Rotas Rurais” do governo do estado que criou endereços para as propriedades rurais (Plus Code), contribuíram para que a Polícia Ambiental efetuasse flagrante de furto de postes na área rural de Fernandópolis no último final de semana. A polícia chegou a tempo ao local por que um vizinho passou o Plus Code da propriedade (endereço digital), o que possibilitou a prisão dos envolvidos.
No Outubro Rosa de prevenção ao câncer de Mama não deixou de chocar a informação de que sobram exames de mamografia no Instituto de Prevenção do Hospital de Amor de Fernandópolis. “A impressão é que quando se tem tudo muito fácil, a mulher não adere bem. Em alguns lugares tem mulheres que ficam 4 a 5 anos na fila por um exame e quando chega a carreta o desespero dela é tão grande que as vezes dorme na fila por uma vaga”, disse a Juliane Secco, enfermeira responsável pela unidade móvel do Hospital de Amor de Fernandópolis. Fica o alerta: prevenção salva vidas.