BASTIDORES

20 de Agosto de 2025

Compartilhe -

BASTIDORES

SAIMOS...
vitoriosos das urnas no domingo. Palavra do prefeito André Pessuto durante entrevista ao programa Rotativa no Ar da Rádio Difusora FM. A justificativa tem lastro na reeleição dos deputados estaduais Itamar Borges, Carlão Pignatari e Analice Fernandes e do deputado federal Fausto Pinato. 

ELES...
serão as pontes de acesso, diz o prefeito, a quem quer que venha ocupar os palácios dos Bandeirantes ou do Planalto. Aliás, jacta-se Pessuto de ter sido o único prefeito a ter pedido voto para três deputados estaduais e um federal ao mesmo tempo. “Isso não é para qualquer político, tem que ter poder de articulação”, diz. 

ALEGRIA...
de um lado, tristeza de outro. Pessuto não escondeu a frustração pela derrota do governador Rodrigo Garcia, que tira o PSDB do governo após sucessivos mandatos nos últimos 28 anos. Apesar do amigo já ter decidido apoiar Bolsonaro e Tarcisio no 2º turno, o prefeito optou pela neutralidade.

PRESSÃO...
veio de todos os lados, mas Pessuto não quis assumir lado. Hoje está no União Brasil, que nasceu da fusão do DEM e PSL, mais ao centro do espectro político. Mas, a raiz política do prefeito está no PT. Foi no partido de esquerda, que Pessuto disputou sua primeira eleição em 2004. Depois caminhou para o centro no PP (hoje Progressistas) e DEM (agora União Brasil). 

O ELEITOR...
caprichou no recado aos candidatos, principalmente para os de Fernandópolis que se aventuraram na disputa. Tirando o deputado federal que garantiu terceiro mandato, os outros candidatos cumpriram apenas papel de figurantes ou carreadores de votos para a legenda partidária. O eleitor sabia disso e pulverizou os votos. 

MAIS...
de mil candidatos “paraquedistas”  foram sufragados em Fernandópolis. Na disputa para deputado federal foram 619 que levaram juntos mais de 26 mil votos. Para deputado estadual, os 513 “forasteiros” levaram 20 mil votos. Antes que se culpem os eleitores fernandopolenses é bom observar o outro lado da moeda.

OS...
candidatos de Fernandópolis também foram “paraquedistas”. O deputado Fausto Pinato ganhou nova reeleição com os 66.846 votos fora das urnas fernandopolenses. Gilmar Gimenes buscou 4.985   e Henri Dias 462 em outras paragens. Entre os estaduais, Pedroso teve mais voto fora (4.775) do que em casa (3.599). Como diz o ditado:  pau que dá em Chico dá em Francisco.

SARGENTO...
Pedroso, em sua primeira peleja eleitoral, fez bonito entre todos os candidatos locais a deputado estadual. Foi o mais votado em Fernandópolis (3.599 votos) e no geral acumulou 7.874 votos. Feio ficou para o vereador Cidinho do Paraiso com vídeo propondo instalar ar condicionado nos postes que foi parar no Instagram de Milton Neves da Band. Virou piada nacional.