PERTO...
de completar mil dias no comando do Estado de São Paulo, o governador Tarcísio de Freitas segue em débito com a região noroeste de SP. Tirante suas vindas pontuais a Rio Preto e a passagem por Macedônia e Cardoso no ano passado para inaugurar casas, nenhuma outra cidade viu a cor dos olhos do governador. Em alguns casos, como Fernandópolis, nem na campanha eleitoral.
ESTA...
semana, Tarcísio chegou se comprometer com o deputado estadual Carlão Pignatari para estar em Votuporanga na terça-feira, 29, para abertura XXI Olimpíadas Especiais das Apaes. No final da tarde de segunda-feira, a assessoria do deputado distribuiu o convite confirmando a presença do governador no evento. Mal a terça-feira amanheceu, veio o banho de água fria: Tarcísio cancelou a visita.
O BAQUE...
foi sentido pelo deputado que emitiu nota do cancelamento. “A presença do governador constava na agenda oficial até a manhã de hoje (terça-feira), sendo dada como certa até os últimos instantes. O deputado Carlão Pignatari, que aguardou até o último momento para confirmar a visita, lamenta profundamente o cancelamento de última hora. Ainda não há informações sobre o motivo da desistência”.
PISTA...
sobre o cancelamento da visita foi dada pela Coluna do Diário, assinada pela jornalista Maria Elena Covre. “Embora oficialmente ninguém admita, nos bastidores teorias da conspiração e intrigas correram soltas entre os aliados de Pignatari. Eles colocaram na cabeça que teve dedo do deputado estadual Danilo Campetti (Republicanos) na mudança de agenda do governador. Isso porque os dois deputados travam disputa acirrada pelo eleitorado votuporanguense tendo em vista 2026”.
EM...
março a mesma jornalista do Diário já anunciava que Campetti tinha virado o “queridinho” do governador. Durante evento com prefeitos no Palácio dos Bandeirantes, Tarcísio abriu agenda para Campetti levar ao gabinete três prefeitos. O deputado abraçou João Paulo Cantarella de Fernandópolis (PL) de Fernandópolis, Jorge Seba (PSD) de Votuporanga e Odair Silva (Republicanos) de Barretos para audiência de uma hora.
TARCISIO...
tem privilegiado o projeto Caravana 3 D (Desenvolvimento, Dignidade e Diálogo) pelo Estado, concentrando o evento na cidade sede da região. A última foi em Sorocaba, onde anunciou R$ 42 bilhões em investimentos. A região, onde o governador nadou de braçada nas eleições de 2022, espera que ele seja generoso quando passar com sua caravana por aqui. Até agora anunciou obras pontuais, como o asfaltamento da estrada entre Macedônia e Indiaporã, investimento de R$ 65 milhões.
MAS...
para além da caravana 3 D, Tarcísio tem uma dívida com o fundão do noroeste, em cidades como Fernandópolis, Votuporanga, Jales e Santa Fé. De repente, pode até decidir descentralizar a caravana para contemplar cada uma das cidades e atender as peculiaridades políticas e evitar mais dor de cabeça do que já anda tendo por conta dos estilhaços da guerra política polarizada a partir de Brasília.
POR FIM...
após quase 50 dias sem sessões, o Legislativo de Fernandópolis abre o segundo semestre legislativo na terça-feira, 5. E já acumula uma fila de projetos a espera de deliberação dos vereadores. Uma consulta no site da Câmara é possível verificar que são 17 projetos do Executivo na fila. São 12 projetos de lei e 5 projetos de lei complementar. De autoria dos vereadores, 10 projetos aguardam votação. Ou seja, há muito trabalho à espera dos vereadores...