BASTIDORES

20 de Agosto de 2025

Compartilhe -

BASTIDORES

EDINHO...
Araújo está à frente de um movimento regional em defesa do chamado voto “porteira fechada” nas eleições deste ano. Ao jornal Diário da Região, o prefeito rio-pretense diz que a ideia é convencer o eleitor a priorizar voto em candidatos da região noroeste. Será que cola?
A PREGAÇÃO...
de Edinho busca recuperar a representatividade regional nas duas casas, após o desastre nas urnas em 2018, quando “forasteiros” nadaram de braçada nas urnas regionais. Levantamento do CIDADÃO na época constatou que eleitores de Fernandópolis sufragaram mais mil candidatos nas urnas.
NOMES...
como de Eduardo Bolsonaro e Joice Hasselmann levaram juntos de Fernandópolis 3.581 votos, atrás apenas de candidatos locais como Fausto Pinato e Cidinho do Paraíso. Janaina Paschoal, que nunca pisou por aqui, saiu de Fernandópolis com 2.263 votos. Teve mais votos que Itamar Borges e Carlão Pignatari.
METADE...
dos votos válidos das eleições em 2018, seja na disputa de uma vaga na Câmara Federal ou Assembleia Legislativa, foi pulverizada entre  os mil candidatos votados na cidade. Mais de 300 deles, com apenas um voto. Pode-se dizer que 16 mil eleitores optaram por nomes sem vínculos com a região. 
A CAMPANHA...
lançada por Edinho esbarra em novo conceito de espaço territorial imposta pelas redes sociais. Ou seja, o relacionamento eleitor/candidato se dá em universo online e isso explica o sucesso de candidatos que viraram influenciadores digitais. O fenômeno rompeu com as fronteiras territoriais.
ESSE...
cenário provocou o que se chama de esvaziamento do interior em representatividade. Dos 70 candidatos eleitos para a Câmara Federal em 2018, a maioria, 51, é da capital e de cidades do entorno. O interior elegeu apenas 19 deputados. O mesmo fenômeno ocorreu na ocupação das 94 cadeiras na Alesp.
EMPIRICAMENTE...
ao defender o voto “porteira fechada”, o prefeito rio-pretense, com longa experiência na Assembleia Legislativa e Câmara Federal, levanta a bola  do voto distrital, que garantiria representação política para todas as regiões eliminando o vácuo que se cristalizou a partir de 2018. 
SÓ...
que esse assunto dorme nos escaninhos do Congresso Nacional. São várias as propostas que tramitam há décadas por lá. É um tema que não seduz os caciques políticos, mais interessados em manter o reinado em Brasília. A reforma política ampla é um risco que ninguém quer correr...