BASTIDORES

20 de Agosto de 2025

Compartilhe -

BASTIDORES


O TIRO...
de largada da campanha eleitoral foi disparado na terça-feira, 16. Por enquanto os candidatos estão nas redes sociais, com os “santinhos” virtuais. Com a campanha de “tiro curto”, cerca de 40 dias, não sobrará muito tempo para o “tête à tête” com o eleitor, que ficará restrito a grandes eventos. 
AINDA...
tem candidato correndo atrás das “dobradinhas informais” para dar folego à campanha. Sem as coligações nas eleições proporcionais, criou-se essa nova figura das dobradas, que não leva em conta partidos e nem as coligações das eleições majoritárias. É a velha política e o jeitinho brasileiro.
A ELEIÇÃO...
tem uma disputa particular em Fernandópolis, colocando na mesma raia de disputa os ex-amigos Gilmar Gimenes (PL) e o deputado Fausto Pinato (PP). Diferentes das eleições anteriores, quando chegaram a formar dobradinha, GG trocou a corrida pela Assembleia Legislativa pela Câmara Federal.
EM...
2014, Gilmar saiu das urnas com 63 mil votos, como suplente e chegou a assumir como deputado estadual. Na eleição seguinte, perdeu metade dos votos (31 mil) e não conseguiu reeleição. GG viu também sua votação minguar em Fernandópolis, de 11 mil em 2014 para 6,7 mil em 2018. Colado na campanha de Bolsonaro e Tarcísio, joga alto na candidatura a federal.
O PRIMEIRO...
evento da campanha eleitoral em Fernandópolis está agendado para o próximo sábado com a presença do governador e candidato à reeleição Rodrigo Garcia (PSDB) ao lado do seu vice na chapa Geninho Zuliani (União Brasil), aliviado, agora livre do pedido de impugnação de sua candidatura. Tudo para prestigiar o aliado Fausto Pinato. 
ALIÁS...
o governador tem feito um bate-e-volta na região para prestigiar aliados e cuidar do seu quintal político. Nesta sexta-feira, 19, tinha evento em Rio Preto com o deputado Itamar Borges (MDB); e neste sábado, 20, estará em Votuporanga com Carlão Pignatari (PSDB). Além disso, não quer abrir flancos em seu território para Fernando Haddad e Tarcísio.  
COM...
a campanha nas redes sociais e ainda pouco visível nas ruas, sobra a expectativa para o dia 26 de agosto, quando a propaganda ganhará os meios eletrônicos: rádio e TV. Mesmo tendo o presidente Bolsonaro vencido as eleições em 2018 com 8 segundos no rádio e TV, ninguém abre mão de aparecer no horário gratuito. 
POR FIM..
o ressabiado fernandopolense foi comedido com a notícia de investimento de R$ 200 milhões em projeto na Universidade Brasil para construção de hospital de complexidade com laboratório, teatro, salões comerciais e unidades residenciais para estudante. Ainda está fresca na memória o fracasso da ZPE Paulista. Opta pela lição de São Tomé, “ver para crer”.