BASTIDORES: A decisão

20 de Agosto de 2025

Compartilhe -

BASTIDORES: A decisão

QUEM DIRIA...
que chegaríamos ao ponto de cancelar um feriadão de carnaval para evitar que a população, cansada de seguir as medidas de proteção sanitárias, fosse se aglomerar em praias, ranchos e chácaras?
A DECISÃO...
do governador João Dória (PSDB, seguida pelo prefeito André Pessuto (DEM), mostra a complexidade que é lidar com a pandemia. Lá no início, as ações eram no sentido contrário, isto é, chegou-se a antecipar feriados para que a população permanecesse em casa. 
O FINAL...
de semana que estamos entrando, já seria de folia por todo o Brasil, que levaria multidões às ruas. Com as escolas e blocos recolhidos, por conta da pandemia, sobrou a opção de trabalhar. É o que fará o comércio que abrirá as portas na segunda, terça e quarta-feira. Até o serviço público, estadual e municipal, funcionará normalmente.
A SUSPENSÃO...
do carnaval, contudo, tem seu ônus econômico. Sem o “Oba” em Votuporanga, por exemplo, os hotéis de Fernandópolis deixaram de hospedar centenas de foliões que vinham de todas as partes do Brasil. A importância do carnaval para o setor hoteleiro pode ser resumida na frase de um empresário da cidade: “Era o nosso Natal”. 
COMÉRCIO...
e o setor imobiliário, que todo início de ano aguardavam ansiosamente pela volta às aulas dos universitários, também vivem dias estranhos neste início de ano. Esses estudantes, que movimentavam a economia da cidade na locação de imóveis, no consumo de alimentos, roupas, e por que não, eventos e entretenimento, estão com aulas remotas. Sem eles, menos dinheiro circula na praça.
JÁ ERA...
comum, o comércio sentir o impacto no movimento durante as férias, com a maioria dos alunos, principalmente os de Medicina, retornando às origens. Mas, agora a situação é mais dramática. Desde o início da pandemia, a maioria dos estudantes deixou a cidade sem previsão de volta.
JÁ...
o prefeito André Pessuto não tem do que se queixar a julgar pelos números das transferências do governo estadual. Duas importantes fontes de receitas, o ICMS e o IPVA, resultaram na transferência para os cofres públicos no mês de janeiro de R$ 9.834.318,71 contra R$ 8.356.379,08 em 2020, antes de estourar a crise sanitária do coronavírus. Aumento de 17,6%. 
O IPTU...
ficou para março, o que representou alívio para os contribuintes de Fernandópolis, tão exigidos a cada início de ano. No Paço Municipal a informação é de que o imposto, que poderá ser pago à vista com desconto de 10%, ou em 10 parcelas, virá com a correção da inflação. A conferir...