“Setembro Vermelho” no emprego

20 de Agosto de 2025

Compartilhe -

“Setembro Vermelho” no emprego
Fernandópolis completou em setembro o sétimo mês do ano com saldo negativo na geração de empregos com carteira assinada. O saldo, admissões (483) descontadas as demissões (561), foi de -78 postos de trabalho, o pior resultado para um mês no ano. Os números são do Caged - Cadastro Geral de Empregados e Desempregados – divulgados na quinta-feira, 17, pela Secretaria do Trabalho do Ministério da Economia. 
O desempenho acumulado nos nove primeiros meses do ano ainda acumula gordura das contratações de fevereiro e março (saldo de 1.028 empregos). Em setembro, segmentos como indústria, serviços e agropecuária fecharam juntos 91 postos de trabalho. Comércio e construção civil abriram 15 vagas. 
No acumulado do ano, a cidade ainda tem um saldo positivo de 826 empregos. O setor de construção civil liderou a abertura de vagas com 372 empregos seguido pela indústria (286), serviços (105), administração pública (73) e comércio (18). Agropecuária registrou saldo negativo no ano (-26).
 
 
 
 
 
Bate pronto
 
  MAIS UMA CHANCE - A Justiça Eleitoral realizará plantão da biometria neste sábado, 19, em Fernandópolis. O funcionamento do cartório eleitoral será das 8h às 13h. Este será o sétimo plantão do ano. Em Fernandópolis, 64% dos eleitores já realizaram o cadastramento biométrico. Faltando dois meses para o fim do prazo de cadastramento, 16 mil eleitores ainda não realizaram o cadastramento e terão que correr para evitar o cancelamento do título eleitoral ao final do prazo, em 19 de dezembro.  O plantão tem o objetivo de facilitar o comparecimento do eleitor que não tem disponibilidade no horário de atendimento padrão do cartório que é de segunda a sexta-feira, das 9 h às 18h.
 
  CONSELHEIRO IMPUGNADO – O CMDCA – Conselho Municipal da Criança e do Adolescente – divulgou nesta quinta-feira, 17, que por decisão da Comissão Especial Eleitoral impugnou o conselheiro eleito Giuliano Ricardo Martins. Na mesma decisão, convocou o primeiro suplente Agenor Manoel da Silva. A impugnação teve como motivação a visita que o candidato realizou na AVCC – Associação de Voluntários no Combate ao Câncer. O candidato admitiu na defesa que visitou a entidade e alegou que não sabia que na associação de voluntários não poderia ser feita campanha normalmente. Giuliano teve 228 votos e foi o terceiro mais votado.
 
  MINI RECESSO – Os vereadores de Fernandópolis já realizaram as três sessões ordinárias de outubro. Agora, terão pela frente um mini recesso de quase 20 dias, até a próxima sessão que foi antecipada para o dia 4 de novembro, uma segunda-feira. O requerimento da mesa da Câmara foi aprovado na última sessão. Até o final do ano legislativo, os vereadores terão ainda mais seis sessões ordinária, três em novembro e três em dezembro. Neste período terão que votar o Orçamento do Município para o último ano do atual mandato.
 
  FIM DO PRAZO -  O prazo para realização de obras e reformas de túmulos e jazigos nos cemitérios de Fernandópolis está terminando. A prefeitura impôs o limite de 25 de outubro, próxima sexta-feira, para execução de obras e reformas. Após essa data, somente serão permitidos serviços de limpeza.  Com esse calendário, a prefeitura quer ter tempo para promover uma ampla limpeza nos três cemitérios do município: da Saudade e Consolação em Fernandópolis e o do Distrito de Brasitânia.  Limpeza nos túmulos, jazigos e afins podem ser realizadas até o dia 1° de novembro.