Empreendedorismo nas escolas

20 de Agosto de 2025

Compartilhe -

Empreendedorismo nas escolas

O município de Fernandópolis assinou nesta terça-feira, 21 de novembro, o termo de compromisso do Programa JEPP - Jovens Empreendedores Primeiros Passos, desenvolvido pelo Sebrae-SP. O deputado Itamar Borges, presidente da Frente Parlamentar do Empreendedorismo participou do evento. 

 O presidente do Sebrae-SP e da Fiesp, Paulo Skaf, falou sobre a importância do programa. “Vivemos um momento de transformação, no mercado de trabalho, na educação, em toda a sociedade. São muitos avanços tecnológicos. O Brasil precisa entrar de cabeça, abraçar a inovação. Só assim conseguiremos construir um futuro melhor. O país que desejamos passa pela educação e o ensino do empreendedorismo é fundamental”, afirmou.
“Acredito que a educação deve trabalhar como transformadora das nossas crianças e, consequentemente, incentivar que elas possam enxergar novos horizontes, em especial, do empreendedorismo”, disse o prefeito André Pessuto presente ao ato na Fiesp.
 JEPP é um programa educacional, com metodologia própria, focado em disseminar a cultura empreendedora entre crianças e jovens em idade escolar. Tem como objetivo despertar nos alunos a iniciativa de buscar possibilidades de inserção no mercado de trabalho também por meio da criação de seu próprio negócio ou aprimoramento das características exigidas no mercado de trabalho atual e futuro.
O deputado Itamar Borges é autor da Lei que criou o Plano Estadual de Educação Empreendedora, lançado este ano pelo Governo do Estado, e norteia o ensino de quatro milhões de alunos divididos em mais de cinco mil escolas.
“O desafio da educação empreendedora é contribuir para a formação global do ser humano. O plano tem o objetivo de disseminar a cultura empreendedora, despertar e fortalecer o espírito empreendedor, e assim contribuir para uma nova consciência de trabalho, participação e inovação na rede estadual de ensino”, disse o deputado.

Bate pronto

  O projeto que trata da criação do Diário Oficial Eletrônico que tramita na Câmara desde junho, começa a se movimentar. O vereador João Pedro Siqueira, que “cutucou” o Executivo para a adoção da medida como forma de economia, está propondo agora projeto de emenda à Lei Orgânica para permitir a implantação do Diário Oficial Eletrônico. Na lei orgânica, artigo 92, estava expresso que a publicação das leis e atos municipais seria por meio de jornal impresso. Agora a emenda permite a criação da Imprensa oficial do município na forma eletrônica. O vereador Murilo Jacob também deve propor emenda para que os editais de concursos públicos sejam publicados na forma impressa e eletrônica. Para criar o Diário Oficial Eletrônico, a Câmara precisa votar o projeto do prefeito André Pessuto e tem mais três sessões este ano.


  O Estádio Claudio Rodante, que será sede do Grupo 1 da Copa São Paulo de Futebol Júnior (Fernandópolis, Criciúma - SC, Guarani de Campinas e Madureira – RJ), passou por vistoria esta semana. O Coronel Izidro Suita Martinez gostou da reforma que viu no Estádio e fez três exigências: retirada imediata da arquibancada metálica e adequação das medidas do campo, de 110x74 para 105 x 65 como manda o padrão Fifa. Aliás, o ritmo da reforma no Estádio anda preocupando os vereadores.

  Dois eventos vão movimentar o campus universitário da FEF – Fundação Educacional de Fernandópolis - neste domingo, 26:  a primeira fase do vestibular da Fuvest e a prova do Enade – Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes – para universitários de cursos de licenciatura, sistema de informação e engenharias da Fundação Educacional e Universidade Brasil. Os dois eventos devem reunir cerca de 900 estudantes.

  Por falar em universidade, o prefeito André Pessuto postou nas redes sociais a foto acima de visita que realizou no campus da Universidade Brasil onde está sendo implantada Usina de Energia Solar. “Será um marco para nosso município e região”, escreveu Pessuto. 

  Muita gente se impressionou com as fotos publicadas pelo CIDADÃO sobre o cenário desolador gerado pela baixa do reservatório de Água Vermelha, que na sexta-feira, 17, havia atingido a marca de 7,9% do volume útil. Esta semana, o reservatório começou a encher e já atingia a marca de 13,97%, ou seja, quase o dobro da semana passada. Aliás, as fotos que ilustraram a reportagem do CIDADÃO são de autoria do estudante Gabriel Moraes Borgato que nunca havia registrado na Prainha de Santa Izabel do Marinheiro cena semelhante.