O juiz eleitoral de Fernandópolis, Arnaldo Luiz Zasso Valderrama deve julgar nos próximos dias 19 processos de impugnações de 18 candidatos inscritos para as eleições municipais. São dois candidatos a prefeito, um vice e 15 candidatos a vereador que aguardam manifestação da Justiça Eleitoral. O cartório da 150º ZE ainda processava ontem informações para inserir nos processos em andamento. Não há previsão sobre a decisão das impugnações. “A partir do momento que o processo pronto chegar para o juiz, ele pode tomar a decisão a qualquer momento”, explicou o chefe do Cartório Eleitoral, Luiz Motta. São 19 processos em fase de julgamento envolvendo dois candidatos a prefeito: Ana Bim, com dois pedidos e André Pessuto. Também há impugnação contra o vice Henri Dias. Dos 135 candidatos a vereador, foram abertos 15 processos de impugnação, embora um deles, o de Adalberto Mariano dos Santos perde efeito por conta do pedido de renuncia no registro de candidatura. A coligação com maior quantidade de candidatos impugnados é formada por PT-PSC-PSB, com cinco candidatos, seguida pela coligação formada por PTB-PROS-PC do B, com 3. As coligações PRB-PSDB, PMDB-PEN e PDT-SD-PPS-PV, aparecem com dois cada, e DEM-PR com um candidato. Vale lembrar que a impugnação não representa indeferimento da candidatura. Cabe ao juiz decidir se aceita ou não as impugnações propostas.
O ex-vereador José Horácio de Andrade volta às origens na peleja pelo voto. Petista histórico foi o primeiro vereador do partido, ao lado do saudoso Jesus Alves Pereira (Zuza), a chegar ao legislativo em 1988. Na quinta-feira, 1º, protocolou no Cartório Eleitoral pedido de registro de candidatura para disputar a eleição com o número 13.613. Vai substituir Adalberto Nilsen que foi alçado a condição de candidato a vice-prefeito com Ricardo Franco.
A Prefeitura de Fernandópolis publicou o edital para concorrência pública destinado ao prolongamento da Avenida Marginal Litério Grecco, do viaduto Pedro Pezatti até o Distrito Industrial IV. Obra de mais de R$ 1 milhão e que vai viabilizar a ocupação desse Parque Industrial, novela que já dura anos. A abertura dos evenlopes será no dia 30 de setembro às 9 horas no Paço Municipal.
Tragédia atingiu esta semana o candidato Orivaldo Rizzato de Meridiano. Em plena campanha para a prefeitura da cidade, Val foi surpreendido pela fatalidade. O filho, Dieimes Borges Rizzato, 39 anos, morreu em grave acidente em rodovia próximo a cidade de Iturama (MG). A morte abalou a cidade de Meridiano, onde a família Rizzato é das mais tradicionais.
O IBGE divulgou no último dia de agosto, a estimativa da população dos municípios brasileiros para 2016. A população de Fernandópolis aumentou 279 pessoas em um ano, crescimento de 0,40%. No ano passado, a população estimada era de 68.120 pessoas.
Agora somos 64.399. No censo de 2010, segundo o IBGE, a população de Fernandópolis era de 64.696. Na época a cidade se armou em protestos contra o IBGE contestando os dados. O próximo Censo será apenas em 2020. Até lá ficamos com as estimativas. Na região, Rio Preto tem 446.649, Jales 49.017 e Votuporanga 92.032 habitantes. O Instituto divulga esses dados anualmente. Para fazer a tendência de crescimento populacional do município, utiliza cálculos baseados entre dois censos demográficos consecutivos - 2000 e 2010 -, além da tendência de crescimento de uma área geográfica.