A FALTA DE DELEGADOS

20 de Agosto de 2025

Compartilhe -

A FALTA DE DELEGADOS

A FALTA DE DELEGADOS

O caso de desvio de materiais e equipamentos médicos do almoxarifado da Secretaria Municipal de Saúde de Fernandópolis ocorreu no dia 23 de junho. O inquérito está em andamento, mas não no ritmo que a Polícia Civil desejaria. E por uma razão simples: Fernandópolis está sem delegados em quatro delegacias, conforme já revelado por CIDADÃO no início de junho, por conta da aposentadoria de delegados titulares. O fato  está obrigando o deslocamento de delegados de São José do Rio Preto para cobrir expediente na cidade. O delegado que cuida do inquérito do desvio de materiais e equipamentos médicos da Prefeitura, por exemplo, vem duas vezes por semana de Rio Preto para dar expediente no 1º Distrito Policial onde está o caso. Esta semana o delegado Julio Cesar Simões Pesquero falou sobre a investigação que na época resultou na prisão temporária de dois casais e apreensão de mais de R$ 200 mil em materiais e equipamentos escondidos em duas residências no Jardim Santa Bárbara. Ele não quis fazer previsão para o término do inquérito. E explicou: “A questão é que estou servindo o município de Fernandópolis diante da falta de delegados. Eu trabalho aqui dois dias por semana. Então, estou fazendo o possível, ouvindo as pessoas o mais rápido possível. Isso depende ainda de pericia e de alguma situações  relativas ao Instituto de Criminalística. Mas acredito que não vai demorar muito não”. Estão sem delegado titular as especializadas DIG – Delegacia de Investigações Gerais e DDM – Delegacia de Defesa da Mulher, além dos 1º e 2º Distrito Policiais.

Bate pronto

Jales conseguiu quebrar um tabu esta semana. Vai ter candidato único a prefeito nas eleições de outubro. O atual prefeito Pedro Callado (PSDB) que assumiu a prefeitura com a cassação de Nice Mistilides, desistiu de se candidatar a novo mandato, abrindo caminho para a Flávio Prandi Franco, o Flá,  (DEM) ser candidato único a prefeito. De acordo com Flá, “essa grande aliança deverá ser o primeiro passo no rumo de tempos melhores para o município que precisa enfrentar com o apoio das forças políticas”.

 

E o PSDB, hem. O partido que está no governo do Estado não terá candidatos nas principais cidades do eixo da Rodovia Euclides da Cunha. Em Votuporanga, Fernandópolis e Jales, o partido não terá candidatos a prefeito. Vai apoiar João Dado (Solidariedade), André Pessuto (DEM) e Flá Prandi (DEM), respectivamente. Em Fernandópolis, por exemplo, os tucanos não lançam candidato desde 2004, quando Farinazzo disputou com Rui Okuma e Santa Rosa.

 

Após mais de 40 dias em recesso, o legislativo de Fernandópolis retornou ao batente na terça-feira. A primeira sessão do segundo semestre não durou mais que 20 minutos. No expediente, poucos requerimentos constavam e na ordem do dia, nenhum projeto para ser apreciado. Chico Arouca (PRB) foi o único a utilizar a Tribuna para debater seu requerimento e o fez em poucos minutos. Ao fim, os edis se reuniram para discutir sobre a legislação eleitoral e suas restrições em período defeso.

 

A Etec de Fernandópolis “Prof. Armando Farinazzo” vai realizar solenidade neste sábado às 10 horas para entrega de uma máquina colheitadeira , doada pela Usina Alcoeste – Grupo Arakaki. O presidente do grupo Luis Antonio Arakaki vai participar da entrega do maquinário para o Laboratório de Mecanização Agrícola da Escola e vai atender os estudantes dos cursos técnicos.

ASSOCIAÇÃO TEM NOVA DIRETORIA

A Associação de Amigos do Município de Fernandópolis empossou esta semana a nova diretoria. O novo presidente é Adelson Marques. Junto com ele foram empossados os novos membros da diretoria: Fernando Lyra (vice-presidente), Fabricio Cussiol (1º secretário), Moacyr Ponts (2º secretário), Marcelo Aparecido Boiago (1º tesoureiro), Djalma Dela Rovere (2º tesoureiro), Diná Belúcio (cerimonial) e Ivan Veronezi (adjunto).