Quando se fala em gasto eleitoral e na prestação de contas dos candidatos e dos partidos políticos, todos sabem, inclusive os pardais da Praça Joaquim Antônio Pereira, que tudo aquilo que chega à Justiça Eleitoral, não passa de peça de ficção.
A novidade para as eleições municipais deste ano é a proibição da doação de pessoas jurídicas (empresas) às campanhas eleitorais, prática que será permitida apenas às pessoas físicas, com a proibição da doação anônima. Só que a esperteza nacional (ou safadeza) não tem mesmo limites. Político não dá ponto sem nó. Ao fixar as doações apenas de pessoas físicas, abriram caminho para uma nova forma “legalizar” o dinheiro de Caixa 2 na campanha eleitoral. Tá na praça, e isso em todo o Brasil, o arrastão para captura de CPF’s para validar doações. Isso mesmo: os partidos políticos estão buscando pessoas que se disponham a “emprestar ou alugar” o seu CPF para as legalizar as doações. O presidente do TSE, Gilmar Mendes já advertiu: “Estamos de olho”. E apresentou as armas contra as maracutaias: há um grupo de inteligência formado por técnicos do Tribunal de Contas da União (TCU), Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf), Polícia Federal, Ministério Público, Banco Central e Receita Federal preparado para cruzar dados.
Aleluia. Após mais de 40 dias em férias, os vereadores de Fernandópolis voltam ao batente nesta terça-feira, dia 2, abrindo o segundo semestre legislativo no Palácio 22 de Maio Prefeito Edison Rolin. Isso, em meio às convenções partidárias para as eleições. Só para lembrar: vereadores de Jales trabalharam normalmente em julho. Os de Votuporanga e Rio Preto voltaram ao trabalho há 15 dias.
O deputado federal Edinho Araújo conseguiu retirar o último obstáculo para pavimentar sua candidatura a prefeito em São José do Rio Preto. O Tribunal de Contas do Estado acolheu pedido de Edinho e retirou o parlamentar da lista que poderia impedir sua candidatura a prefeito. A decisão foi do presidente do TCE Dimas Ramalho. Agora, o deputado tá ficha limpa...
O Ministério Público Federal em Jales (SP) decidiu ingressar na polêmica da falta de credenciamento do SUS das Unidades de Fernandópolis e Jales do Hospital de Câncer de Barretos. Instaurou um inquérito civil para investigar possíveis irregularidades no credenciamento das duas unidades. Secretaria de Saúde e Ministério da Saúde terão 10 dias para explicações.
A gripe suína voltou a fazer vítimas na região. A Vigilância em Saúde de Fernandópolis confirmou novo caso de gripe H1N1. O paciente, um homem de 42 anos, foi internado na UTI da Santa Casa de Misericórdia. Desde o início do ano a cidade registrou 28 casos da doença com duas mortes. Em Rio Preto, um homem de 66 anos morreu esta semana. Agora são 42 mortes pela gripe suína este ano.
Após longa espera, a população da Zona Norte ganha seu espaço de lazer. O Horto Florestal “Fernando Costa” (antigo Zoológico) está de portas abertas para receber a população, todos os dias da semana, das 7h às 22h, inclusive nos feriados. O espaço conta com quiosque e mesas para piquenique, play ground, quadra de vôlei de areia, pista para bicicleta, sanitários, academia ao ar livre, árvores catalogadas, um ônibus Biblioteca e logo terá espaço para a prática de slackline.
A Prefeitura de Fernandópolis homologou esta semana a concorrência da ZPE de Fernandópolis. Com a adjudicação e homologação da concorrência, a Construtora Construmil toma posse das 5 mil ações da Administradora da Zona de Processamento de Exportação e assume a responsabilidade de implantar o projeto da ZPE na área de 156 hectares delimitada pelo decreto federal que pertence ao Grupo Arakaki. A partir da formalização oficial do processo, aguarda-se para os próximos dias a presença do grupo empresarial chinês para anúncio oficial do projeto de implantação da ZPE de Fernandópolis.