O Legislativo de Fernandópolis retoma terça-feira sua agenda de sessões ordinárias. Em junho a Câmara se reunirá nos dia 7, 14 e 21. Depois só voltará a ter sessão no dia 2 de agosto. É que julho, apesar de várias tentativas frustradas de por fim ao recesso de meio do ano, continua sendo de férias para os parlamentares de Fernandópolis. Assim, entre a última sessão de junho e a primeira de agosto, serão contados 41 dias. Nesse período os vereadores só poderão se reunir em sessão extraordinária. Quando a turma voltar em agosto, já estaremos no frisson das convenções partidárias para escolha dos candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereadores. O prazo das convenções, de acordo com o calendário eleitoral, vai de 20 de julho a 5 de agosto. Bendita férias...
Bate pronto
A partir de 13 de junho a Justiça Eleitoral começa adotar providências para convocar os mesários que vão trabalhar nas eleições municipais de 2 de outubro em Fernandópolis. São 140 seções para recepção de votos dos mais de 50 mil eleitores fernandopolenses. Ou seja, devem ser convocadas 560 pessoas para compor as seções eleitorais em 2 de outubro.
O deputado federal e atual secretário Estadual de Habitação, Rodrigo Garcia vem a Fernandópolis neste sábado, 4, para participar de encontro do Diretório Municipal do DEM que tem o presidente da Câmara, vereador André Pessuto como principal liderança. O evento será na sede da OAB, ao lado da Câmara, às 11 horas. Na pauta, eleições municipais e, claro, a crise gerada pelo anuncio do fechamento da Unidade de Prevenção ao Câncer de Fernandópolis.
O deputado estadual Itamar Borges reapresentou dois projetos ao Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentarias do Estado. No primeiro propõe a criação de uma Fatec – Faculdade de Tecnologia em Fernandópolis. No segundo, destina verbas para reforma dos aeroportos de Fernandópolis e Jales. Para serem incluídas no orçamento estadual, as emendas precisam ser aprovadas nas comissões e no plenário da Assembleia Legislativa.
Na última quarta-feira, dia 1 de junho, as voluntárias da “Associação de Voluntários da Santa Casa de Fernandópolis” (Volfer) se reuniram para dar posse à diretoria que vai conduzir os trabalhos da entidade na gestão 2016/2018.Com o nome de “Chapa Solidária”, a equipe eleita e empossada é liderada por Sueno Babá Sato (Presidente), Vanderlice Lourdes Moreira da Silva (1ª Vice-Presidente) e Dulcinéia Zampieri de Queiroz (2ª Vice-Presidente).
ZPE VOLTA À PAUTA
Quem estava sentindo falta de notícia da ZPE de Fernandópolis, esta semana surgiu uma novidade. A visita de técnicos da Secretaria Executiva do Conselho Nacional da ZPE e do MDIC -Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior ressuscitou o tema. Segundo nota da prefeitura, Leonardo Ohana Ganem, analista de comércio exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior e Leonardo Rabelo de Santana, coordenador geral de planejamento de normas e fiscalização da SE/CZPE vieram a Fernandópolis para prestar orientação técnica para o plano de trabalho que a prefeitura tem que apresentar até o dia 30 de junho. O plano é necessário para o município obter autorização para republicar o edital para os investidores interessados na ZPE. Do encontro participaram a prefeita Ana Bim e o Conselho Administrativo da ZPE, presidido pelo vice-prefeito José Carlos Zambon, além de secretários. O Conselho Nacional das Zonas de Processamento de Exportação prorrogou, por um período de até 36 meses, o prazo para comprovação do início das obras de implantação da ZPE de Fernandópolis, a contar de 12 de junho de 2015. Agora, o município tem mais dois anos para executar ao menos 10% da implantação da ZPE.