SPEED

Cidade sem ambulâncias

Quase metade da frota de ambulâncias de Fernandópolis está parada aguardando conserto na oficina. Com a frota reduzida, pacientes acabaram ficando sem transporte e perderam atendimentos e exames agendados para esta semana, revelando um quadro caótico e de indignação dos contribuintes. Diante da repercussão dos casos, a secretária de Saúde Ligia Barreto veio a público para informar que, das sete ambulâncias do município, três estão quebradas aguardando a lentidão da burocracia e da administração. As ambulâncias estão paradas há mais de uma semana e, segundo a secretária, devem ficar paradas por, pelo menos, mais 15 dias. Enquanto isso, os pacientes vão ter de conviver com a possibilidade de receber uma ligação de última hora cancelando viagem para exame ou tratamento. Em 2013, o CIDADÃO apontava que a cidade já enfrentava o caos no serviço de ambulância. Na época a cidade possuía oito ambulâncias para atender 67 mil habitantes. Hoje, três anos depois, tem sete e três estão quebradas.

Bate pronto

Termina no dia 4 de maio, o prazo para  o eleitor solicitar a inscrição ou alterar o título de eleitor, transferir o domicílio eleitoral, regularizar a situação ou requerer a transição para Seção Eleitoral Especial (destinada aos eleitores com deficiência ou mobilidade reduzida). Os cartórios eleitorais da 150ª e o da 302ª Zonas estão de plantão neste sábado e domingo  das 9 às 18 horas.

Após recomendação do Ministério Público Federal, a prefeitura de Fernandópolis está implantando o ponto eletrônico em todas as Unidades de Saúde para registro de presença de médicos e servidores. A informação é da secretária da Saúde Ligia Barreto. Neste momento está sendo feito o trabalho de cadastramento biométrico. Em um mês o sistema deve entrar em operação.

O projeto de Fernandópolis “Comigo ninguém pode, muito menos Aedes aegypti” é classificados entre os seis melhores da Feira Brasileira de Ciências da USP e vai disputar a final no dia 9 de maio. O projeto trata da introdução de inseticida natural no combate ao mosquito transmissor da dengue e foi elaborado pelo Leandro Leomar Borges Rastelli, 14 anos, com supervisão da professora Jucimara Uliana Gomes.

Comércio troca prêmio  por promoção

Em meio a crise econômica o comércio de Fernandópolis troca a tradicional premiação por descontos para os consumidores na promoção do Dia das Mães, que este ano leva o slogan “Mãe sempre presente”. O presidente da Acif, Dirceu Miralha, lembrou que o comércio, por consenso, decidiu realizar uma promoção institucional. “Vamos aproveitar a semana do Dia das Mães para reduzir os estoques das lojas com a concessão de descontos para atrair os consumidores”, afirmou.

Mais furtos, roubos e estupros

Saiu esta semana o relatório mensal da Secretaria Estadual da Segurança Pública com os índices de criminalidade em março que trouxe algumas más notícias para Fernandópolis. Fechando o primeiro trimestre do ano, a cidade registrou aumento nos índices de crimes como estupro (+100%), roubos (+200%) e de furtos (+26%). Em contrapartida houve queda nos índices de furto de veículos (-122%) e de lesão corporal culposa por acidente de trânsito (-35%).