ESTADO DE ABANDONO
Em meio à notícia de que Fernandópolis perdeu 797 empregos nos últimos 12 meses, o vereador Chico Arouca, fez mais um desabafo na tribuna da Câmara esta semana. Ele afirmou estar estarrecido com o quadro de abandono em que encontrou o Distrito Industrial I (Eurico Gimenes Martins) que, passados mais de 40 anos, ainda padece com a falta de infraestrutura básica, como o asfalto em algumas ruas (foto) . Segundo o vereador, o quadro no DI é de dar vergonha. O vereador chegou a postar em sua página no facebook fotos do que encontrou no Distrito Industrial Eurico Gimenez.
Aliás, em matéria de cuidados com a cidade, a prefeita Ana Bim foi alvo de muitas críticas. Os vereadores que passaram pela tribuna apontaram um quadro de abandono da cidade, desde a limpeza pública até a questão da epidemia de buracos que toma conta dos bairros em todos os quadrantes. Pinato, Arouca e Machado cobraram um pouco mais de zelo pela cidade e planejamento da Prefeitura.
BATE PRONTO
A Câmara de Fernandópolis seguiu o parecer técnico do Tribunal de Contas do Estado e aprovou as contas da prefeita Ana Bim, referente ao primeiro ano do seu mandato, 2013. O vereador Étore Baroni, da Comissão de Finanças e Orçamento, disse que, como é tradição, o legislativo segue o parecer do órgão técnico que apontou que não havia irregularidades.
A Prefeitura de Fernandópolis, através da Secretaria Municipal de Trânsito, expediu 300 requisições de idosos e pessoas com deficiência com a credencial para o estacionamento em vagas especiais na área central da cidade no primeiro trimestre deste ano. Das 300 credenciais emitidas, 254 foram para idosos. Já para pessoas com deficiência foram confeccionados 46 cartões neste ano.
A ETEC Professor Armando José Farinazzo sedia entre os dias 11 e 15 de abril, o primeiro curso do Programa CapacitaSUAS com o tema “Atualização em Gestão Financeira e Orçamentária do Sistema Único da Assistência Social (SUAS)”. O curso presencial é voltado para técnicos da área da Assistência Social e tem duração de 40 horas. Fernandópolis receberá representantes dos 49 municípios da região para a formação.
Esta semana a Secretaria Municipal de Saúde de Fernandópolis confirmou mais seis casos de gripe H1N1 na cidade. Com estes, chegam a 21 os registros da doença este ano. No momento, quatro suspeitos aguardam resultado. Duas mortes foram contabilizadas até o momento. A Campanha Nacional de Vacinação está prevista para 30 de abril.
HORÁRIO ESPECIAL
Os cartórios eleitorais de Fernandópolis (150ª ZE) e da Comarca (302ª ZE), estão com horário ampliado para atendimento ao público. Tudo isso por conta da proximidade do final do prazo, no dia 4 de maio, para alistamento eleitoral e transferência de títulos, com vistas às eleições municipais de outubro. Até o dia 4 de maio, os cartórios passam a funcionar, de segunda a sexta-feira, das 9 às 18 horas, inclusive no feriado de 21, 23 e 24 de abril (sábado e domingo), 30 de abril (sábado) e 1º de maio (domingo).
O alistamento eleitoral e o voto são obrigatórios para os maiores de 18 anos e facultativos para os analfabetos, jovens entre 16 e 18 anos e maiores de 70. O jovem que completar 16 anos até 2 de outubro pode votar nas eleições municipais de 2016, desde que solicite seu título até 4 de maio.
Para o primeiro título, o cidadão deve fazer o agendamento e levar documento original de identidade e comprovante de endereço recente. Para os homens com idade entre 18 e 45 anos também é necessário apresentar o comprovante de quitação do serviço militar.
Para transferência, o interessado deve agendar o atendimento e comprovar a identidade e a residência mínima de três meses. Para tirar a 2ª via, o eleitor também precisa fazer o agendamento pelo site do TRE