Cidade e região provam que cresceram no setor, com produtos típicos e oferta variada
A região de Fernandópolis ganha novo impulso no turismo gastronômico com sua inclusão no projeto Sabor de São Paulo, iniciativa do governo estadual que visa valorizar a culinária do interior. O município, ao lado de outras 13 cidades, passa a integrar a Rota Maravilhas do Rio Grande e Entre Rios, conectando produtores e consumidores e fortalecendo o fluxo de visitantes.
De acordo com Marcelo Ramos, gerente de Turismo da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, os produtos típicos da cidade serão fundamentais para mostrar a identidade regional ao Estado. Além disso, pontos turísticos locais também entram na avaliação da equipe técnica, ampliando a experiência dos visitantes e aproximando-os dos sabores produzidos no município.
A programação da caravana do Sabor de São Paulo inclui uma série de atividades: após as visitas realizadas na quinta-feira (4), a equipe promove palestras nesta sexta-feira (5), no auditório da Universidade Brasil, a partir das 10h. Já no sábado, o público poderá participar de um festival gastronômico das 11h às 16h.
Entre os produtos catalogados está a cachaça, Karikana produzida entre Fernandópolis e São João das Duas Pontes, na fazenda Jagora, numa área de 25 mil metros quadrados, num processo que aproveita 100% da cana. Além da cachaça, o bagaço também é aproveitado como alimento dos animais ou combustível.
Outra atração é a Gelateria Gusto Gelato. O que atraiu esta empresa de Fernandópolis para o “Sabor São Paulo” é a utilização de ingredientes naturais e sem conservantes na confecção dos sorvetes e outras delícias. Sabores variados que incluem opções sem açúcar e lactose.
A comitiva ainda esteve na Queijaria Jeito de Mato, comandada pelo jornalista Diego Trevisan e sua esposa Débora. Em 2013 o casal começou a produzir queijo fresco vendido pela internet para complemento de renda. A estratégia deu certo, tanto que em 2021 a Jeito de Mato conquistou o selo que lhe garantia o direito de vender os produtos por todo o Brasil.
A Corsini Bistrô & Burger é uma empresa de Fernandópolis criada em 2023. O engenheiro Écio Corsini, apaixonado por gastronomia, colocou em prática seu sonho ao trocar a profissão pela de Chef e se aventurar pela Irlanda. Hoje o Bistrô é ponto de referência na produção de defumados, como o pastrame, que compõe o blend de carne. Entre outras atrações está o risoto de alho negro com ossobuco.
Também os Cogumelos Coloniais entram na rota do turismo gastronômico. O casal de biólogos Bia Fagundes e Tales Catelani criou um verdadeiro oásis verde em meio ao forte calor da região. Há 11 anos, eles cultivam variedades de cogumelos shimeji preto, branco e rosa. O produto é vendido in natura. São quatro toneladas produzidas ao mês desse tipo de cogumelo.
Bem próxima de Fernandópolis, está Pedranópolis, que também entra no roteiro com a Cervejaria Madessa, cuja produção de 2900 litros mensais de artesanais faz a alegria dos apreciadores, oferecendo tipos como Pilsen, Dark, Ipa entre outras.