Ele ensina receita que valoriza ingredientes locais em eventor do projeto Sabor SP, destinada a profissionais do turismo da região
Com o objetivo de valorizar a culinária do noroeste do Estado, o chef Viko Tangoda lidera uma aula-show para profissionais ligados ao turismo gastronômico. A apresentação acontece na sexta-feira, 05, na Universidade Brasil e encerra um dia de palestras de capacitação com temas como turismo gastronômico, segurança alimentar, turismo rural, entre outros. A programação ocorre ao final de uma semana de atividades que integram o Sabor de São Paulo, maior programa de valorização da gastronomia paulista, promovido pela Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP), em parceria com o Mundo Mesa e o Senac-SP.
Transformando ingredientes típicos em um prato saboroso, Viko, que nasceu em Fernandópolis e mora atualmente na capital paulista, conversa com o público sobre comida afetiva, relembrando histórias e mostrando que uma das melhores formas de criar destino turístico é a valorização da própria identidade. Na aula-show, enquanto bate papo com os presentes, o chef ensina a preparar uma salada de beterraba marinada e uma gremolata, que servem de acompanhamento para a sua tradicional galinhada, degustada por todos no final.
Autodidata, o cozinheiro aperfeiçoou a influência culinária que recebeu na infância, em grandes festas familiares e almoços dominicais realizados pelas avós. Atualmente, o chef e banqueteiro é diretor de criação e novos negócios do grupo MOMA, que atua no Buffet Viko Gastronomia, Rotisseria Moma Deli Gourmet, Moma Food Service, Moma Restaurantes Executivos e Instituto Mesa Solidária. Viko já foi duas vezes eleito – em 2013 e 2016 – “Melhor Banqueteiro” no prêmio “Melhores da Gastronomia”, da revista Prazeres da Mesa.
Em 2023, ele concedeu entrevista à Rádio Difusora FM e CIDADÃOnet (veja a entrevista), quando contou sua trajetória de Fernandópolis para o mundo da gastronomia.
SABOR SÃO PAULO
O Sabor de São Paulo começou no dia 30 de novembro, apresentando para jornalistas, influenciadores e agentes de turismo os pontos de interesse da região, entre eles, queijarias, sorveterias, cervejarias e cachaçarias da Rota Gastronômica Maravilhas do Rio Grande e Entre Rios, composta pelas regiões turísticas de mesmo nome. Viko é chef padrinho dessa Rota.
Necessário fazer inscrição no link: https://forms.gle/TFRLJXNYd5FaGahf8gu.
O evento é voltado para produtores artesanais e rurais, empresários dos setores de gastronomia, turismo e hotelaria, donos e chefs de restaurantes ou entidades ligadas ao turismo gastronômico.
