Mapa do Turismo Brasileiro classifica Fernandópolis como “município turístico”

Novo Mapa do Turismo Brasileiro foi divulgado hoje pelo Ministério do Turismo

20 de Agosto de 2025

Compartilhe -

Mapa do Turismo Brasileiro classifica Fernandópolis como “município turístico”

O Ministério do Turismo divulgou a nova classificação do Mapa do Turismo Brasileiro. Na região conhecida como “Maravilhas do Rio Grande”, composta por 14 municípios, Fernandópolis, Ouroeste e Votuporanga passam a ser “municípios turísticos”.

Os outros 11 municípios que integram o “Maravilhas do Rio Grande” (Cardoso, Guarani D’Oeste, Indiaporã, Macedônia, Meridiano, Mira Estrela, Paulo de Faria, Pedranópolis, Populina, Riolândia e Valentim Gentil) passam a ser de “Oferta Turística Complementar”.

Municípios Turísticos, segundo a classificação do Mapa do Turismo, são “destinos com grande potencial turístico, que já possuem infraestrutura consolidada e atraem um número expressivo de visitantes, gerando emprego e renda para a região”. 

BENEFÍCIOS

Como integrante do Mapa do Turismo Brasileiro, Fernandópolis passa a usufruir de diversos benefícios e oportunidades para o desenvolvimento do turismo local. 

Entre as principais vantagens, estão a visibilidade nacional aprimorada (campanhas, roteiros e plataformas de promoção do Ministério, que projetam o município no cenário nacional; o acesso a recursos federais (facilidade de captação de verbas da União); o fortalecimento da economia local (estímulo à cadeia produtiva do turismo – hotéis, restaurantes, agências de viagens, comércio) e a gestão estratégica do setor, com mais suporte técnico para identificar oportunidades e planejamento turístico mais eficaz e alinhado às diretrizes nacionais.

MIT SEM ALTERAÇÕES

É importante frisar que essa nova classificação federal não guarda relação com o título de Município de Interesse turístico (MIT), que Fernandópolis já detém no âmbito estadual. O status de MIT foi conquistado em 2018, quando a Assembleia Legislativa reconheceu o potencial turístico local e habilitou a cidade a receber cerca de R$ 550 mil anuais do governo do Estado de São Paulo para investimentos em turismo.

Somando-se o reconhecimento federal ao título estadual, Fernandópolis consolida de vez sua vocação turística, abrindo novas perspectivas de desenvolvimento econômico, cultural e social por meio do turismo.

O município, que já integra a região turística Maravilhas do Rio Grande, caminha para fortalecer suas atrações e infraestrutura, contando com parcerias em múltiplas esferas de governo.

Fernandópolis, Ouroeste e Votuporanga (em verde) são classificados como municípios turísticos; em amarelo, os demais municípios que formam o Consórcio Maravilha do Rio Grande classificados como  cidades de “Oferta Turística Complementar”