Rota foi definida pela Secretaria Estadual de Turismo de SP
Fernandópolis está entre as 10 cidades recomendadas pela Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo para quem deseja conhecer museus e institutos paleontológicos, na chamada rota “SP Jurássico” e conhecer a história dos dinossauros no Estado.
Esses espaços oferecem experiências imersivas ou realistas, com destaque para os fósseis de dinossauros e outras formas de vida pré-históricas que habitaram o planeta há milhões de anos.
“O recém-inaugurado Museu de Paleontologia de Fernandópolis foi aberto ao público em dezembro de 2024 e fica instalado no prédio da antiga Estação Ferroviária. Nele, o visitante terá acesso a um acervo de mais de 180 fósseis de dinossauros, crocodilos pré-históricos, plantas e invertebrados coletados no noroeste paulista. Entre eles, está o fóssil de um Baurusuchus pachecoi, que viveu há 80 milhões de anos e é considerado um dos mais completos exemplares já encontrados. O Museu já é um sucesso de visitação, atraindo turistas de todo o Brasil. A entrada é gratuita. Fernandópolis está situada a 565 km de São Paulo”, diz o texto publicado pela Secretaria Estadual.
O funcionamento ocorre de terça a sexta-feira, das 9h às 11h e das 13h às 17h, e aos sábados das 13h às 18h.
A matéria completa da rota SP Jurássico pode ser conferida no link:
Fóssil de um Baurusuchus pachecoi, que viveu há 80 milhões de anos e é considerado um dos mais completos exemplares já encontrados e está exposto do Museu de Fernandópolis