Fernandópolis é homologada no mapa do turismo brasileiro

20 de Agosto de 2025

Compartilhe -

Fernandópolis é homologada no mapa do turismo brasileiro

O programa Fernandópolis – Região Turística Maravilhas do Rio Grande – foi homologado no SISMAPA  - Sistema de Informações do Mapa do Turismo Brasileiro – classificada como “cidade com oferta turística complementar”.

O Mapa do Turismo Brasileiro é atualizado a cada dois anos. Foi o que Fernandópolis fez. O prazo de validação dos dados é de 15 dias, a fim de emitir os certificados do Programa de Regionalização do Turismo, para o município e para o Conselho Municipal de Turismo.

O Mapa do Turismo Brasileiro é uma ferramenta que permite ao Ministério do Turismo acompanhar e planejar o desenvolvimento da atividade em diferentes regiões do país, identificando áreas de potencial e necessidades de investimento.

O Ministério do Turismo também realiza a atualização constante da categorização do Mapa do Turismo Brasileiro onde os municípios são categorizados em A, B, C, D e E.

Segundo o ministério, não se trata de uma classificação de qualidade, mas sim de uma análise que ajuda a entender o nível de desenvolvimento e o impacto do turismo na economia local. Fernandópolis, na última atualização feita em dezembro de 2024, foi incluída no grupo C, onde também aparecem as cidades de Votuporanga e Santa Fé do Sul. Fernandópolis e Votuporanga são reconhecidos como municípios de Interesse Turístico e Santa Fé do Sul é Estância Turística.

O consórcio “Maravilhas do Rio Grande” reúne 14 cidades (Cardoso, Fernandópolis, Indiaporã, Mira Estrela, Ouroeste, Paulo de Faria, Riolândia, Valentim Gentil, Votuporanga, Guarani D'Oeste, Macedônia, Meridiano, Pedranópolis, Populina).