Atividade Delegada é retomada e amplia sensação de segurança no centro

20 de Agosto de 2025

Compartilhe -

Atividade Delegada é retomada e amplia sensação de segurança no centro

 A sensação de segurança  no centro da cidade é visível desde segunda-feira, 1º, quando Polícia Militar e Prefeitura retomaram o convênio da Atividade Delegada que estava suspensa desde janeiro. Além de uma Base Móvel na Praça, policiais a pé circulam pelo centro da cidade, principalmente na região bancária, área considerada sensível para ocorrência de delitos.

O comandante da Polícia Militar, capitão Kenji Takebe, que está desde junho no comando da 1ª Cia da Polícia Militar, responsável pelo policiamento na cidade, explicou que “neste primeiro momento, em conjunto com o comando do Batalhão identificamos a necessidade de colocar policiais na área central dentro da filosofia de policiamento comunitário,  procurando maior contato com os comerciantes e população. Essa região é mais sensível. Gera mais sensação de segurança a população de Fernandópolis”.

O convênio da Polícia Militar e Prefeitura foi renovado por cinco anos e vai envolver de 6 a 8 policiais na área central da cidade, inclusive nos finais de semana. Esses policiais vão cumprir demanda da prefeitura na fiscalização, principalmente no trânsito e vão exercer plenamente a função como policial militar. O trabalho funciona das 10 às 16 horas, considerado o período de maior incidência de ocorrências.

Ao falar sobre a Atividade Delegada, Takebe explica que os policiais são voluntários neste trabalho que desenvolvem durante as folgas. “Não existe nenhum tipo de pressão para que exerça essa atividade. Nos horários que estiver de folga ele vai se inscrever e vai trabalhar na atividade delegada. É uma complementação ao salário que recebe na Polícia Militar e exercendo vai ter todas as garantias do cargo”, explica o comandante.

Segundo ele, todas as vagas disponibilizadas no sistema on-line da Polícia militar estão sendo preenchidas. “A adesão está sendo ótima, tanto de policiais da cidade, como da região. Qualquer policial pode se inscrever”, reafirma.

Uma das preocupações da Polícia Militar é em relação ao número de furtos na cidade.  Os números divulgados pela Secretaria Estadual da Segurança Pública aponta explosão de casos de furtos em Fernandópolis no primeiro semestre deste ano. De acordo com a estatística, Fernandópolis fechou o semestre com 439 casos de furtos, contra 360 no primeiro semestre de 2015. Aumento de 21,9%. Também houve registro de aumento nos casos de roubo, com uso de violência contra a pessoa, que passou de 15 no primeiro semestre de 2015 para 38 nos primeiros seis meses do ano. Elevação de 153%. Entre os índices que apresentaram queda está o de furto de veículos que caiu de 87 no ano passado para 58 no primeiro semestre. Queda de 33%.

Com a retomada da Atividade Delegada, a Secretaria Municipal de Trânsito espera melhorar a fiscalização. Sem esse convênio no primeiro semestre, o número de multas no trânsito caiu 46% na comparação com o ano passado. Com a retomada do convênio, o trabalho de fiscalização de trânsito é uma das atribuições da Polícia Militar. Nesta semana, o volume de multas já aumentou, principalmente por conta de estacionamento irregular, não colocação de cartão da Área Azul ou mesmo de motoristas que dirigem falando ao celular.