Fernandópolis reduz em 76,9% as mortes no trânsito

20 de Agosto de 2025

Compartilhe -

Fernandópolis reduz em 76,9% as mortes no trânsito

O programa Infosiga  SP, que apresenta um relatório mensal de acidentes de trânsito e óbitos em consequência  de ocorrências de trânsito em todo o Estado, lançado em fevereiro deste ano pelo Governo do Estado, apontou que Fernandópolis já conseguiu reduzir em 76,9% o número de mortes por acidentes de trânsito no primeiro semestre deste ano em comparação com o mesmo período do ano passado.
O Infosiga é um programa é inspirado na “Década de Ação pela Segurança Viária” da Unesco com o objetivo é reduzir em 50% até 2020 o número de mortes no trânsito.
No lançamento do programa em fevereiro passado, Fernandópolis estava entre as 80 cidades do Estado que mais registravam mortes por acidentes de trânsito, incluindo área urbana e trechos de rodovias que cortam o município. Durante o ano de 2015, Fernandópolis registrou 17 mortes no trânsito. O índice era de 25,9 mortes por grupo de 100 mil habitantes, superior ao de São José do Rio Preto, que havia registrado 74 mortes no ano passado com índice de 17,2 por grupo de 100 mil habitantes.
A situação alarmante levou o governo a incluir a cidade na lista dos 15 municípios considerados prioritários para receber recursos para investir em segurança viária. Fernandópolis assinou um convênio de R$ 500 mil para investir na ampliação da rede de semáforos, já em licitação, implantação de rotatórias e ações educativa. Entre janeiro e junho deste ano, Fernandópolis registrou três mortes no trânsito, nos meses de fevereiro, maio e junho. Janeiro, março e abril não tiveram registros. 
No mesmo período de 2015, foram anotadas 13 mortes no trânsito, com janeiro liderando negativamente a lista com cinco mortes, seguido de junho com três, março e maio com duas cada e abril com uma morte. O único mês com zero registro foi fevereiro.  Na comparação do primeiro semestre deste ano com o de 2015, a cidade registra uma redução de 76,9% no número de mortes.