Identificação por biometria ainda não será utilizada em Fernandópolis

20 de Agosto de 2025

Compartilhe -

Identificação por biometria ainda não será utilizada em Fernandópolis

Os seis mil eleitores de Fernandópolis que já fizeram o cadastramento biométrico ainda terão que apresentar documento com foto para identificação na seção eleitoral em que votam nas eleições de 2 de outubro. O TRE/SP - Tribunal Regional Eleitoral decidiu selecionar apenas 15 cidades onde a votação terá identificação híbrida, ou seja, a verificação das impressões digitais ocorrerá apenas para eleitores que já possuem dados coletados, enquanto que, para os demais, a identificação ocorrerá da forma usual, com apresentação de documento com foto.
O TRE justificou a decisão afirmando que, dado o caráter inovador dessa modalidade de identificação no Estado optou por selecionar uma quantidade limitada de municípios – pequenos, médios e grandes – para dar início ao projeto-piloto.
De acordo com Luiz Gustavo Mota, chefe do Cartório da 150ª Zona Eleitoral, desde que foi iniciado o cadastramento biométrico  cerca de 6 mil eleitores  de Fernandópolis já aderiram ao novo sistema de identificação do eleitor. Só que esses eleitores terão ainda que levar documento com foto, já que nas eleições de 2 de outubro, o sistema ainda não vai operar em Fernandópolis. 
As cidades que terão identificação híbrida dos eleitores são: Cerquilho, Espirito Santo do Pinhal, Santo Antônio Jardim, Biritiba Mirim, Guararema, Mogi das Cruzes, Guatapará, Ribeirão Preto, Santa Barbara d´Oeste, Alumínio, Araçariguama, Mairinque, São Roque, São Vicente e Socorro. De um total de 1,4 milhão de eleitores dessas cidades, 107 mil serão identificados pelo sistema biométrico.