Neto diz lutar há 10 anos para trazer restos mortais do fundador para Fernandópolis

20 de Agosto de 2025

Compartilhe -

Neto diz lutar há 10 anos para trazer restos mortais do fundador para Fernandópolis

Fernandópolis viveu neste domingo, 22, a comemoração dos 77 anos de fundação. Em três eventos, a cidade prestou homenagens aos fundadores, celebrou a santa padroeira da cidade, Santa Rita de Cássia e homenageou cidadãos e cidadãs que se destacam na comunidade.

O primeiro evento foi na praça Joaquim Antônio Pereira, o tradicional ato cívico, que terminou com a colocação de coroa de flores no busto do fundador. Com a participação da Osfer, Sonhadores e Tiro de Guerra, autoridades prestigiaram o evento.
Nos discursos, o neto de Joaquim Antônio Pereira, Osvaldo Silva lembrou que luta há 10 anos para trazer os restos mortais do  fundador da cidade para cá. E cobrou publicamente a prefeita para se empenhar neste projeto. Lembrou que no Cemitério da Saudade estão todos os pioneiros de Fernandópolis. “Só Joaquim Antônio Pereira, o fundador, não está aqui”.  Pereira está sepultado em Olímpia. Silva também lembrou o estado de abandono dos cemitérios. 
Já Lucindo Moreti, representando a família da Carlos Barozzi, lembrou famílias chegaram à região há mais de 100 anos e que a cidade tem que trabalhar para vencer a crise. O Juiz de Direito e diretor do Fórum, Heitor Miura Katsumi, apontou que o momento exige dos governantes trabalho e criatividade em prol da comunidade. E cobrou a prefeita que é preciso e cuidar dos cemitérios e honrar os antepassados. O presidente da Câmara André Pessuto deu ênfase à necessidade dos fernandopolenses acreditarem na cidade.  “É uma cidade pujante e realizadora e composto por gente de bem”.    
Coube à prefeita Ana Bim fechar o ato cívico, Apontou as dificuldades que os governantes enfrentam e, respondendo a Osvaldo Silva, disse que hoje se preocupa em cuidar dos vivos. “Pegamos uma crise política e econômica muito grande e estamos fazendo muito sacrifício. Eu rezo por todos que se foram, mas acho muito mais importante hoje, apesar de dizerem que estamos roubando comida das crianças nas escolas, garantir uma merenda de qualidade, comprar remédio para a população”, afirmou. 
Após o ato cívico, as autoridades foram participar da Missa em Ação de Graças a Santa Rita de Cássia, padroeira de Fernandópolis, que lotou a Igreja Matriz.