Museu resgata a história de 49 anos da Expo

20 de Agosto de 2025

Compartilhe -

Museu resgata a história de 49 anos da Expo

O recinto da Expo Percy Waldir Semeghini ganha Museu que resgata a história de 49 anos da festa lançada em 1968. O lançamento do Museu, que ocupa todo o pavilhão que era destinado para a indústria e comércio, coincide com a aproximação do seu cinquentenário, ano que vem.

O Museu aberto na quinta-feira disponibiliza 200 painéis com cerca de 400 fotos que inclui a galeria dos ex-presidentes e fotos das 49 edições da festa. O assessor de comunicação da Expo, Paulo Boaventura, que cuidou da organização do Museu, relatou que a ideia partiu do empresário Gustavo Sisto e teve como referência o Museu do Futebol em São Paulo. “Foi muito corrido, montamos tudo em 20 dias. O primeiro passo foi pegar os quadros antigos dos presidentes da Expo. A partir daí começamos buscar as famílias e recuperar fotos.

Além dos painéis, mais dois telões exibem vídeos da Expo, desde a época que a festa começou a ser filmada, inclusive um vídeo com imagens mais antigas, da primeira Expo.

Segundo Boaventura, muita história da Expo se perdeu no tempo. Ele acredita que a partir dessa iniciativa será possível que muito material que esteja guardado seja incorporado ao acervo do museu.

“Esse ano investimos em imagens. No ano que vem vamos investir em objetos. Já estamos recuperando latinhas de cervejas de várias festas. Com o passar do tempo isso pode se transformar em um dos maiores museus do interior”, aposta.

A abertura do museu atraiu a curiosidade da população. Osvaldo Pereira de Jesus olhava com atenção todas as fotos. “Participei de todas as festas. Dá muita saudade ver essas fotos”, relata. Sonia Laguna também apontava fotos que traziam lembranças da Expo. “Tá muito bacana. Traz muitas lembranças boas. Nossa, passa um filme na nossa cabeça”. O comerciante Marcelo Correia não escondia a satisfação diante do resgate histórico da Expo. “A satisfação de ver as memórias de nosso município exposta a nossa população, isso nos engrandece como fernandopolense. Quero dar os parabéns ao idealizador dessa exemplar decisão. É um marco importante que resgata a história de uma grande festa”.