ETEC completa 10 anos e faz homenagem ao patrono “José Farinazzo”

20 de Agosto de 2025

Compartilhe -

ETEC completa 10 anos e faz homenagem ao patrono “José Farinazzo”

O nome do ex-prefeito Armando José Farinazzo está perpetuado na Etec - Escola Técnica de Fernandópolis. A homenagem veio por decreto assinado  pelo governador Geraldo Alckmin e oficializada na quarta-feira, 30, quando a foto de Farinazzo foi descerrada e vai compor a galeria do patrono. A homenagem foi prestada na noite que a Etec completava 10 anos de instalação como uma das mais importantes do Estado, com cerca de mil alunos em Cursos Técnicos e Ensino Médio regular.
O diretor da Escola, Fernando José Pereira, que chegou a Fernandópolis para instalar a Escola Técnica, fez um histórico da conquista e lembrou o papel fundamental do ex-prefeito para a viabilização. “Não há como falar na Etec sem fazer referência a ele”, disse o diretor.
O evento contou com a participação dos alunos, autoridades, lideranças da educação, entidades, além da Orquestra de Sopros, Sonhadores e Tiro de Guerra. Na mesa das autoridades, duas esposas de ex-prefeitos: Wanda Nazareth Farinazzo e Mitiê Okuma, esposa de Rui Okuma, a quem coube no seu curto mandato instalar a escola técnica. 
Wanda Farinazzo falou em nome da família que estava presente, representada pelos filhos Graziela, Andres e Marcel, das noras Regiane e Daniela, netas Ingrid, Emanuele e Laura, além da irmã Leonor e sobrinhos. 
“Nossa gratidão eterna ao governador por ter assinado o decreto dando o nome de Armando como patrono da Escola. Gratidão eterna a todos que se empenharam pela homenagem. Gratidão a todos os fernandopolenses”, lembrou.
Ao falar do marido professor, Wanda destacou: “Armando foi um educador profissional. Foi também um educador de alma. Porque ele falava educando, ele agia educando. Ele sempre dizia, ninguém é uma ilha, ninguém faz nada sozinho. Precisamos uns dos outros. Por isso devemos ser solidários. Se essa escola existe, não foi apenas através  do empenho do Armando, mas do empenho de toda uma cidade”, apontou.
Ela deu ênfase à outra faceta do ex-prefeito, defensor do desenvolvimento regional. Ela lembrou que Farinazzo sempre afirmava que  era preciso “ter solidariedade para com a região. Não bastam conquistas que trazemos para Fernandópolis, conquistas estaduais. Nós temos que desenvolver a noroeste paulista porque a região crescendo ela se torna mais forte. Armando sempre foi um homem que defendia com o máximo de suas forças o desenvolvimento da região”.
Ao falar da “beleza de escola, que é exemplo para a cidade e região”, Wanda declamou trecho de poema: “Para crescermos juntos/Ensinar é fazer da criança/Um sorriso de sol a nascer/É com rimas de verde esperança/Um poema de luz escrever”.
Todos que usaram a palavra, o diretor Fernando José Pereira, o presidente da Câmara André Pessuto, o dirigente regional de Ensino Cândido dos Santos e o empresário Luiz Antônio Arakaki ressaltaram a importância da Etec para Fernandópolis e justiça da homenagem ao ex-prefeito e educador Armando Farinazzo.
No final do evento, Luiz Antônio Arakaki da Alcoeste e Grupo Arakaki, assinou, junto com o diretor Fernando José Pereira, o termo de doação de uma máquina colheitadeira de cana para a escola. “É um presente aos estudantes e a escola que está completando 10 anos”, destacou o empresário.