A edição 2016 da Feira de Ciências selecionou 20 projetos criados por alunos dos Anos Finais do Fundamental e Médio que agora serão avaliados pela banca do concurso. Desse grupo sairão seis vencedores. Os trabalhos são das áreas de sustentabilidade, tecnologia e empreendedorismo científico. Na lista estão ainda três alternativas inovadoras e econômicas no combate à dengue, uma delas apresentada pelo estudante Leandro Leomar Borges Rasteli, da EE. Afonso Cáfaro de Fernandópolis.
O estudante, que recebeu orientação da professora Jucimara Uliana Gomes, apresentou o trabalho intitulado “Comigo-ninguém-pode, muito menos a dengue!”, que apresenta a validade da planta Dieffenbachia picta schott (comigo-ninguém-pode) como inseticida e larvicida natural, graças ao alto grau de toxidade para combater a dengue.
Na apresentação do projeto com planta popularmente conhecida como “comigo-ninguém-pode” o estudante verificou que a mesma apresenta o alto grau de toxidade, por apresentar oxalatos de cálcio. “No entanto, se manuseada corretamente poderá trazer grandes benefícios, pois através de teste simples já conseguimos dados significativos que comprove sua eficácia no combate as larvas e ao mosquito transmissor da dengue. Sendo assim, ficamos motivados, pois a pesquisa também se enquadra no tripé da sustentabilidade, ou seja, economicamente viável, por ser de baixo custo, ecologicamente correto por ser natural, poluindo e agredindo menos o ambiente e socialmente justo por ser acessível a toda população”, aponta.
Os estudos e experimentos realizados já comprovam que é possível eliminar as larvas e o mosquito transmissor, no entanto, são necessários testes laboratoriais mais precisos para avaliar se outros seres vivos não serão prejudicados. “Se comprovado algum prejuízo aplicaremos a substância somente nas larvas o que já seria significativo”, expôs na apresentação do projeto na Feira de Ciência da USP.
A partir do dia 11 de abril serão anunciados os seis finalistas. Ao todo, a Secretaria da Educação de São Paulo recebeu mais de 191 inscrições de 60 Diretorias de Ensino. As inscrições para a Feira de Ciências 2017 estão previstas para maio.