Projeto de transposição da ferrovia em Fernandópolis segue parado no DNIT

20 de Agosto de 2025

Compartilhe -

Projeto de transposição da ferrovia em Fernandópolis segue parado no DNIT

O projeto para construção de dois viadutos para transposição da ferrovia em Fernandópolis está parado no DNIT  - Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes. A informação foi confirmada esta semana através de nota informativa encaminhada pelo órgão ao CIDADÃO, assinada pelo coordenador de Engenharia, Paulo Minoru. “Em junho de 2014 foi solicitada declaração de existência de recursos orçamentários, que foi negada. Assim, deve-se solicitar novamente, este ano, declaração de existência de recursos orçamentários, para que possa realizar as obras já projetadas”, explicou o engenheiro. 
De acordo com a nota do DNIT, a situação atual do projeto de Fernandópolis já tem estudo de viabilidade técnica, econômica e ambiental (EVTEA) e projeto básico e executivo (PBE) concluídos, para a eliminação de duas passagens em nível. Os dois estudos foram realizados pela empresa Urbaniza Engenharia Ltda.
O projeto prevê dois viadutos para a transposição da ferrovia em Fernandópolis: na Ceagesp e na rodovia Carlos Gandolfi, ao lado da Coruripe.
A passagem em nível para acesso a Ceagesp e Bairro Rural do Coqueiro, prevê a construção de viaduto sobre a via férrea e uma rotatória pela Rua João Gosselein para promover o acesso ao bairro residencial Santo Afonso pela Avenida Rosalvo Aderaldo.
Já a passagem em nível na Rodovia Carlos Gandolfi, que liga Fernandópolis a São Joao das Duas Pontes, local de graves acidentes, ao lado da Coruripe, deve ser desativada, com a construção de viaduto sobre a ferrovia. Segundo nota do DNIT, o orçamento do empreendimento, com data base janeiro 2013, estima o custo de R$ 9.135.000,00 para estas obras. 
MINISTRO
O Ministro dos Transportes Antônio Carlos Rodrigues é anunciado em Votuporanga em visita programada para o dia 18 de março, quando deverá anunciar a liberação de recursos para a construção de dois viadutos para a transposição da ferrovia naquela cidade. O anuncio foi feito pelo ex-deputado federal João Dado que esteve com o ministro, em audiência realizada em Brasília no mês de fevereiro. 
Outra novidade relatada por Dado é a visita do ministro à Votuporanga. No próximo dia 18 de março, Antônio Carlos Rodrigues deve vir à cidade, e visitará o local onde serão instalados os dois viadutos. Na oportunidade, ele possivelmente irá anunciar as obras, orçadas em R$ 12 milhões.