Fernandópolis é a quinta cidade da região e, no Estado, está entre as 80 com mais mortes no trânsito. Em 2015, foram registradas na área urbana e trechos de rodovias que cortam o município um total de 17 mortes, com índice de 25,9 mortes por grupo de 100 mil habitantes. Esse índice é superior ao de São José do Rio Preto, que registrou 74 mortes no ano passado e tem índice de 17,2 por grupo de 100 mil habitantes.
Os dados constam do relatório divulgado pelo governo do Estado através do programa Infosiga SP, que pretende divulgar relatório mensal de acidentes de trânsito e óbitos em consequência de ocorrências de trânsito em todo o Estado. O programa é inspirado na “Década de Ação pela Segurança Viária” da Unesco. O objetivo é reduzir em 50% até 2020 o número de mortes no trânsito.
No lançamento do programa, quinze municípios considerados prioritários assinaram convênios e vão receber R$ 10,5 milhões para investimento em iniciativas voltadas para fiscalização, sinalização e educação no trânsito. Fernandópolis foi incluída entre as cidades que receberão recursos.
De acordo com o relatório do Infosiga na região as cidades com maior número de acidentes pela ordem: São José do Rio Preto, Catanduva, Barretos, José Bonifácio e Fernandópolis. Colisões, principalmente envolvendo motos, são as causas mais frequentes de mortes no trânsito.