BASTIDORES

20 de Agosto de 2025

Compartilhe -

BASTIDORES

OS PARTIDOS...

políticos foram notificados pelo STF e terão quatro anos para se estruturarem por meios de diretórios, ou seja, acabar com as comissões provisórias que viraram praga entre as legendas. Hoje em Fernandópolis apenas dois partidos (União e PT) possuem diretórios eleitos. Os demais são regidos por comissões provisórias definidas a bel prazer dos “caciques políticos”.

AS DITAS...

comissões provisórias são organizações partidárias formadas sem eleições internas. Sem a participação de filiados, seus dirigentes são escolhidos por meio de indicações, ou seja, caracterizando os chamados "partidos com donos", geralmente deputados. Os presidentes indicados para tocar os partidos rezam a cartilha dos caciques.

EXEMPLOS...

dessa anomalia política podem ser extraídas das eleições municipais em Fernandópolis em 2024. A pressão política para o MDB abandonar João Paulo Cantarella na decisão de se coligar com PL e, mais tarde, a troca intempestiva da comissão provisória do PL liderada por Cleber Fantini por Marcus Chaer, que quase inviabilizou o projeto que saiu vitorioso das urnas com Cantarella e Mazeti.

NESSA...

conta também entram as puxadas de tapetes no Republicanos. O partido foi tirado do comando da ex-dirigente de ensino Adélia Menezes e repassado ao empresário Renato Colombano para disputar as eleições em 2020. Depois, foi parar nas mãos do ex-vereador João Garcia Gomes Filho e, numa canetada, entregue a Rodrigo Ortunho, na disputa de 2024 como candidato a prefeito pelo “grupão”.

COMO...

dito acima, apenas dois partidos na cidade possuem diretórios eleitos pelos filiados. O União Brasil comandado pelo ex-prefeito André Pessuto e o PT, presidido por Antônio Gilioti Filho. Os diretórios têm autonomia e devem ser renovados a cada dois anos com eleições. Já as comissões provisórias tem prazo de validade de 180 dias, mas podem mudar a qualquer tempo para atender o interesse do cacique de plantão.

DOS...

partidos que disputaram as eleições em 2024 geridos por comissões provisórias, seis estão ativos no site do TSE (PSD, Mobiliza, Republicanos, PSDB, PP e PL). Sete são considerados inativos aguardando renovação da provisória: PRD, Agir, Avante, Cidadania, MDB, PSB e Novo. Deles, o MDB, é o que tem o maior número de filiados (1.957). Segundo seu presidente Cássio Araújo o partido já se organiza para a eleição do diretório municipal.

COMO...

o mundo da política é uma montanha russa, ao cabo de quatro anos, que é o prazo do STF para a regularização partidária, muitos desses partidos podem nem existir. Fusões e federações estão em curso e podem reduzir a “sopa de letras” partidária. União Brasil e PP devem formalizar federação até o final do ano, enquanto PSDB e Podemos partem para a fusão. A conferir, no futuro...

POR...

fim, não custa lembrar. Em Fernandópolis, de acordo com dados do TSE, 6.217 eleitores estão filiados em 28 partidos. Os oitos partidos ativos (incluindo os seis com comissões provisórias e dois com diretórios) atualmente reúnem 2,1 mil eleitores filiados. Nos sete partidos com provisórias inativas, são 2,9 mil filiados. Mais de mil eleitores seguem filiados em partidos sem representação na cidade.