BASTIDORES

20 de Agosto de 2025

Compartilhe -

BASTIDORES

 

A CAMINHO...

do centenário (faltam apenas 14 anos) Fernandópolis é uma cidade que precisa olhar para os grandes desafios que tem pela frente. Como lembrava aquela propaganda de caderneta de poupança, o tempo voa. Em meios as efemérides do aniversário, o prefeito João Paulo Cantarella foi convidado a refletir sobre a marca a ser alcançada em 2039.

A PALAVRA...

chave, disse o prefeito, é planejamento.  Foi mote de campanha e virou obsessão administrativa para o secretário Airton Medeiros, escalado para a missão. O prefeito foi enfático ao dizer, ao microfone da Rádio Difusora FM (veja entrevista aqui no site),  que desde o primeiro dia de governo sua gestão já começou a planejar Fernandópolis para os próximos 30 anos. 

QUANDO...

Fernandópolis chegar no seu centenário, o prefeito diz que quer olhar para traz e ver um legado, uma marca de quem olhou para frente para planejar a cidade e para os desafios que precisa enfrentar. E isso passa por um Plano Diretor moderno, que ordene o desenvolvimento da cidade, cuja população está envelhecendo.

NO MUNDO...

da inteligência artificial buscamos também ajuda da IA para propor uma cidade que esteja preparada para o futuro. A resposta segue essa linha de raciocínio do Executivo e aponta ser crucial focar em desenvolvimento urbano sustentável, investimento em infraestrutura e melhoria da qualidade de vida dos cidadãos.

ESSE...

conceito se desdobra em tópicos e aponta a necessidade de um plano de desenvolvimento que requer avaliação da situação atual da cidade, identificação de metas e objetivos, melhoria da infraestrutura urbana, de espaços públicos, saúde e educação. O cidadão atento acrescentaria a geração de empregos neste portifólio de metas para a cidade ideal.

ANTENADO...

com o futuro o prefeito despachou recentemente dois secretários para a 4ª edição do Smart Week Expo em Curitiba, evento de cidades inteligentes que atuam em busca do crescimento sustentável que beneficie todos os cidadãos. Lá estavam o Chefe de Gabinete, Nelson Gazeta e o secretário de Desenvolvimento Sustentável Eberti Sabion. Retornaram com ideias fervilhando na cabeça...

O CONCEITO...

de cidade inteligente agrega valores que Fernandópolis precisa perseguir para ter visibilidade digital e atrair empresas de olho no mundo de facilidades que incluem a infraestrutura digital, governo eletrônico sem burocracia, mobilidade urbana inteligente, sustentabilidade ambiental e educação tecnológica. Mãos à obra, 2039 está logo ali...

POR FIM...

o registro de que a coluna de 29 de março acertou na mosca quando apontou a possibilidade de a nomeação da diretora da DRADS Fernandópolis passar pela indicação do deputado estadual Danilo Campetti (Republicanos). Bingo: Ana Paula de Almeida, que já ocupa o posto, tem currículo técnico (17 anos de atuação como assistente social), mas, o seu nome chegou ao governador pelo deputado Campetti.