BASTIDORES

20 de Agosto de 2025

Compartilhe -

BASTIDORES

CALDEIRÃO...

da política regional já está fervendo de olho nas eleições do ano que vem. Com o cronômetro da contagem regressiva rodando (faltam 556 dias), o tempo urge e a classe política já coloca sua tropa de choque a campo para atuar em duas frentes: preservar território e ampliar as fronteiras. Tudo porque já tem um novato causando alvoroço no chamado fundão do noroeste.

A AMEAÇA...

responde pelo nome de Danilo Campetti (Republicanos). O neo parlamentar, tratado nos bastidores como o “queridinho do governador” vem mostrando musculatura a ponto de incomodar pesos-pesados da política regional, leia-se, Carlão Pignatari e Itamar Borges. Ambos tratam de reforçar as equipes para proteger os flancos.

AS ELEIÇÕES...

municipais do ano passado mudaram o mapa político na região o que exige uma reengenharia política. Pignatari, que ainda está no moribundo PSDB, tem que aguardar a janela eleitoral em março do ano que vem para trocar de partido. Mas, não perdeu tempo e reforçou a equipe regional com o ex-prefeito André Pessuto que já peregrina pela região mantendo contato com prefeitos, agora de diferentes matizes políticos.

O MDB...

também trata de proteger sua roça. O deputado Itamar Borges, após perder a eleição de prefeito em Rio Preto, recarrega baterias para o pleito de 2026. Junto com o presidente nacional do MDB e deputado federal, Baleia Rossi, dá forma em uma dobradinha. Nos últimos dias, o MDB anunciou que o presidente do partido em Fernandópolis, Cássio Araújo, entra na tropa de choque regional.

TUDO....

isso para tentar conter as investidas de Danilo Campetti em um espaço político que já era demarcado. Recentemente Campetti esteve no gabinete do prefeito João Cantarella (PL) ao lado do secretário da Agricultura Guilherme Piai, que é do Republicanos. Piai contrariou o partido nas eleições municipais e, mesmo o Republicanos tendo candidato na cidade (Rodrigo Ortunho), fez campanha declarada por Cantarella e Mazeti.

MAIS...

recente ainda foi a iniciativa de Campetti de levar três prefeitos da região para audiência no gabinete do governador Tarcísio de Freitas. Os escolhidos: João Cantarella, de Fernandópolis, Jorge Seba (PSD) de Votuporanga e Odair Silva (Republicanos) de Barretos. A audiência de uma hora, ocorreu em um dia que o Palácio dos Bandeirantes estava coalhado de prefeitos.

EBULIÇÃO...

mesmo está o caldeirão político em Votuporanga, terra de Carlão Pignatari e Danilo Campetti. Embate travado na Câmara esta semana, mostra o potencial explosivo da disputa. O vereador Sargento Marcos fustigou Carlão ao questionar porque outro deputado não poderia trabalhar por Votuporanga, enquanto enaltecia Campetti. A temperatura subiu e Moreno foi parar na UTI da Santa Casa com dores no peito.

POR...

fim, com a ascendência de Campetti, um pardal da Praça Joaquim Antônio Pereira sussurrou não estranhar se o novo ocupante do posto de Diretor da DRADS em Fernandópolis vier de indicação do deputado. O cargo segue vago desde a exoneração de Neusa Vieira. A DRADS coordena 49 municípios da região na área social. Logo, é uma vitrine e tanto desejada pela classe política. A conferir...