Saúde e Educação se unem no “Programa Saúde na Escola”

Secretarias preparam o plano para 2026 e querem fortalecer o combate à morbidade na infância e adolescência

20 de Agosto de 2025

Compartilhe -

Saúde e Educação se unem no “Programa Saúde na Escola”

Em encontro promovido pela Secretaria da Educação de Fernandópolis, foi iniciado o planejamento para o ciclo 2026 do Programa Saúde na Escola (PSE). O objetivo principal é fortalecer a vigilância e intervenção precoces sobre três determinantes-chave de morbidade na infância e adolescência: obesidade infantil, cárie dentária e doença periodontal.

Reconhecendo a escola como ambiente estratégico para a promoção de hábitos saudáveis, as ações foram desenhadas para priorizar iniciativas simples, replicáveis e de baixo custo operacional. A ênfase está em tornar a promoção da saúde parte do cotidiano escolar, reduzindo, assim, a necessidade de intervenções curativas mais complexas no futuro.

O êxito do PSE‐2026 dependerá da integração entre as secretarias de Saúde e Educação. Nesse sentido, foi destacada a importância da atuação intersetorial para que as estratégias construídas façam parte das rotinas escolares e sejam amplamente implementadas.

Estiveram presentes na reunião a secretária de Educação, Valdete Aparecida Zanini Magalhães, a coordenadora do Programa Saúde na Escola, a enfermeira Dalva Marques de Oliveira, e a coordenadora de Saúde Bucal, Karina Gonzalez Câmara Fernandes.