Fernandópolis anuncia mais 11 escolas de tempo integral para o ano que vem

Com a implantação do novo modelo, cidade supera metas do Plano Nacional de Educação

20 de Agosto de 2025

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Fernandópolis anuncia mais 11 escolas de tempo integral para o ano que vem

Enquanto o cenário da Educação brasileira ainda enfrenta dificuldades para atingir os resultados pedagógicos esperados, Fernandópolis se consolida como uma exceção positiva. Em 2025, o município registrou um salto expressivo no número de matrículas: de 784 para 2.522 alunos em regime de tempo integral, com professores presentes em sala durante todo o período escolar, ou seja, mais 1.738 crianças .serão beneficiadas.

O antigo Plano Nacional de Educação (PNE), vigente entre 2014 e 2024, previa a oferta de ensino em tempo integral em pelo menos 50% das escolas públicas do país — meta que poucas redes conseguiram alcançar. Já o novo PNE (2024–2034) reduziu essa meta para 40% das matrículas na educação básica até o final do decênio.

Fernandópolis, porém, deve superar com facilidade ambos os índices. Com a implantação do modelo escola de ensino integral em 11 unidades, o município atingirá e ultrapassará a nova e a antiga meta nacional já em 2026.

O diferencial está no novo modelo de ensino adotado: agora, as crianças permanecem sob orientação de professores tanto no período da manhã quanto no da tarde. O sistema anterior previa meio período de aula com professores e o outro com recreadores.

Segundo a secretária municipal de Educação, Valdete Magalhães, a mudança não implica aumento de carga horária para os docentes, que já possuem jornada integral.

“Com essa verdadeira reengenharia pedagógica, os pais terão os filhos na escola recebendo orientação nos dois períodos, sem necessidade de novas contratações — apenas com nossos professores, que são profissionais fantásticos”, destacou Valdete.

A secretária adiantou ainda que as 11 escolas de ensino infantil em tempo integral previstas para 2026 oferecerão, além do currículo tradicional, aulas de inglês, artes, educação física e oficinas temáticas, ampliando o desenvolvimento integral das crianças.

Para a supervisora de ensino Jane Carli Ferreira, os resultados atuais já superam todos os obtidos durante a vigência do antigo PNE.

“Esses avanços são fruto de muito trabalho, estudo, diagnóstico preciso e remanejamentos que permitiram extrair de cada profissional o seu máximo potencial”, afirmou.

O desempenho da rede municipal fez com que a Secretaria de Educação de Fernandópolis fosse escolhida pela Unidade Regional de Ensino (URE) para representar a região noroeste paulista no programa “Alfabetiza Juntos”, na categoria Boas Práticas em Gestão.

Atualmente, cinco escolas já operam em tempo integral — EMEF Alberto Senra, EMEF João Garcia Andreo, EMEF Pedro Malavazzi, CEMEI Cacilda Cristina de Paiva Pinato e CEMEI José Cardoso Tavares.

Até 2026, outras 11 unidades também adotarão o modelo: CEMEI Américo Borin, CEMEI João Pereira Zequinha, CEMEI José Zantedeschi, CEMEI Leontina Conceição Siqueira Sardinha, CEMEI Professora Clívia Pereira Machado Rosário, CEMEI Sebastião Aparecido Stroppa, CEMEI Wilson Alves Ferraz, CEMEI Professora Áurea Lucy Ravelli Baioni, CEMEI Professora Irma de Castro, EMEF José Zantedeschi e Escola Municipal de Ensino Fundamental Agrícola Melvin Jones.