Evento “Replanejar para Acolher” abre segundo semestre letivo na rede municipal

Volta às aulas está programada para quarta-feira

20 de Agosto de 2025

Compartilhe -

Evento “Replanejar para Acolher” abre segundo semestre letivo na rede municipal

A rede municipal de ensino abriu o segundo semestre letivo com o evento “Replanejar para Acolher” que reuniu os professores e toda a equipe de profissionais da educação do município na preparação para a volta às aulas na quarta-feira, 23.

Neste ano, o evento teve como tema e contou com um ciclo de palestras. A abertura do evento na sexta-feira, 18,  foi feita por André Gandolfo, conhecido como O Poeta da Paz, seguido pela representante do Educacross, Amanda Jardim, e encerrando com a professora e escritora Helena Mumbépia, também conhecida como Zoila.

A secretária municipal de Educação, Valdete Magalhães, abriu oficialmente o evento agradecendo à equipe da pasta e aos professores pelo comprometimento e dedicação. “Nada disso seria possível se nossa equipe não estivesse empenhada em oferecer o melhor aqui hoje. Agradeço muito a dedicação de todos. Aos professores, meu muito obrigada. Reconheço todo o esforço de vocês para transformar a educação do município e espero que a gente caminhe juntos”, afirmou.

“Vocês, professores, saibam que têm com quem contar. Estamos à disposição de cada um de vocês para que, juntos, possamos fazer o melhor. Nossa gestão é parceira do trabalho de vocês”, destacou o vice-prefeito Marcos Mazeti também presente no evento.

O prefeito João Paulo Cantarella reforçou a importância dos profissionais da educação e o papel fundamental do replanejamento. “A gente sabe que tudo começa pelas mãos de vocês, e este momento de replanejar é muito importante porque é através disso que as metas serão traçadas. Saibam que somos gratos pelo trabalho que vocês desenvolvem”, declarou.

A programação foi iniciada com o Workshow “Educação e Afetos”, conduzido por André Gandolfo, que abordou temas como literatura, poesia e diálogos literomusicais, promovendo uma reflexão sobre o papel do educador. Na sequência, Amanda Jardim trouxe reflexões sobre a importância da educação infantil e da aprendizagem efetiva, alinhadas aos objetivos da BNCC. A última palestra foi ministrada por Helena Mumbépia, professora angolana que atualmente reside no Brasil, e destacou o projeto social voltado para a educação em Angola, apresentando histórias de superação de estudantes e ressaltando o poder transformador da educação.

A formação marcou o início do segundo semestre letivo na rede municipal de ensino, cuja volta às aulas está prevista para o próximo dia 23.

Secretaria da Educação Valdete Magalhães