Secretaria da Educação aciona rede protetiva após estudante ingressar com faca na escola JAP

20 de Agosto de 2025

Compartilhe -

Secretaria da Educação aciona rede protetiva  após estudante ingressar com faca na escola JAP

A Escola Estadual Joaquim Antonio Pereira de Fernandópolis, o JAP como é conhecida, voltou a viver ambiente de tensão esta semana, após incidente entre alunos, que culminou nesta quarta-feira com a apreensão de estudante que portava uma faca.

A secretaria Estadual da Educação se manifestou sobre o caso. Por meio de nota, a Seduc SP, informou que “assim que a gestão escolar tomou ciência do fato, os responsáveis e a Ronda Escolar foram acionados, e as medidas cabíveis foram adotadas. O Conselho Tutelar também foi acionado para reforçar o apoio da Rede Protetiva e promover o acolhimento do estudante”.

Segundo a secretaria, o caso foi registrado na Plataforma Conviva SP - Placon, que monitora as ocorrências escolares na rede estadual de ensino. “Uma equipe do Conviva e o psicólogo do programa Psicólogos na Escola estão prestando apoio à equipe gestora e aos estudantes da unidade”, acrescenta a nota.

A Seduc disse ainda na nota que repudia toda a forma de violência dentro e fora da escola e que a Diretoria de Ensino de Fernandópolis e a direção da escola estão à disposição da comunidade escolar para mais esclarecimentos.

O caso registrado esta semana na escola, começou com entrevero entre alunos na segunda-feira, 19, envolvendo dois adolescentes. O pai de um deles teria ido tirar satisfação com o adolescente que se envolveu na confusão com o filho usando arma de fogo. No desdobramento do caso, o menor ameaçado foi para a escola levando uma faca na cintura. Desconfiada a direção da escola acionou a Polícia Militar que conduziu o menor para o Plantão Policial, onde ficou a disposição da Justiça.  

Esse não é o primeiro episódio de violência na Escola JAP. Em abril, briga de estudantes no pátio da escola foi parar nas redes sociais. (Por Samuel Leite)