A Secretaria Municipal de Educação anunciou nesta semana que o município está implantando o sistema estruturado de ensino e que para isso contratou, via licitação, uma empresa especializada na prestação do serviço continuado e fornecimento de materiais didáticos impressos e digitais para os alunos e professores. O investimento é da ordem de R$ 1,4 milhão para contratação da empresa NETBIL Educacional.
Em nota a prefeitura explicou o investimento: “a ação foi adotada considerando as novas demandas do mundo contemporâneo que sinalizam para a necessidade de a escola estar preparada para potencializar o seu trabalho, promovendo uma educação que assegure aos seus alunos aprendizagens significativas. Para isso, há a necessidade de aprimorar novas estratégias didáticas e metodológicas para promover o processo de ensino e aprendizagem”.
"Entendendo a educação como uma política pública, estamos implantando esse sistema de ensino na Rede Municipal para que seja garantida às crianças condições para a continuidade das suas aprendizagens independente das demais nuances que existem na administração pública. Nosso foco também é dar ao professor um ponto de chegada seguro e sabemos que investir na sua formação é algo que dará frutos", diz a secretária de educação Lucimara Rossato.
O projeto vai beneficiar as unidades escolares dos anos iniciais do ensino fundamental: Coronel Francisco Arnaldo da Silva, Antônio Maurício da Silva, José Zantedeschi, José Gaspar Ruas, Ivonete Amaral da Silva Rosa, João Garcia Andreo, Pedro Malavazzi, Dr. Alberto Senra e Koei Arakaki.
"Acreditamos que é preciso inovar, trazer algo que atenda as reais necessidades da rede, com um material e recursos atualizados, para acompanhar as transformações da Sociedade, da Educação, visando o desenvolvimento dos estudantes de forma integral e dando condições de conhecimento e prática aos docentes", diz a Assistente Técnica da Secretaria de Educação, Marta carta Nunes.
PROJETO
Segundo a prefeitura, “o sistema contará com materiais de todas as disciplinas, organizado, pensado e estruturado de forma a promover o desenvolvimento da criança em suas instâncias emocionais, intelectuais, sociais e expressivas, tendo como ferramenta básica a BNCC - Base Nacional Comum Curricular -; manual do professor que explicitará as decisões dos autores na elaboração do material didático, bem como apresentará embasamento teórico e orientações metodológicas para o planejamento das aulas trazendo para ao professor referências fundamentais para aprimorar, planejar, organizar e ampliar a sua prática pedagógica”.
A nota distribuída pela Secom esclarece que a assessoria pedagógica pretende “instrumentalizar a equipe técnica da Secretaria de Educação e os gestores escolares a criar, gerir e manter o desenvolvimento satisfatório na rede de ensino; formar professores para desenvolver uma ação pedagógica cada vez mais sistemática e intencional, oferecendo aos docentes recursos didático-pedagógicos de excelência, organizados por especialistas da área, para aperfeiçoamento da prática em sala de aula; portal na internet oferecendo serviços e informações relacionadas ao universo educacional para todos os profissionais e outras partes envolvidas no processo de ensino e por fim um sistema robusto de avaliação que monitorará os grandes objetivos de aprendizagem, visando o aprimoramento contínuo dos processos e resultados educacionais do município.