O governo do Estado já enviou para à Alesp - Assembleia Legislativa de São Paulo -projeto prevê a oferta de mil bolsas de estudo de seis meses em cinco países de língua inglesa e a oferta de um curso intensivo e online de inglês para 70 mil alunos e 15 mil professores da rede estadual de ensino.
O programa denominado “Prontos pro Mundo” prevê investimento de R$ 120 milhões.
Após a Alesp aprovar a criação do programa pela Secretaria da Educação, o “Prontos pro Mundo” será instituído em duas fases. Na primeira, 70 mil alunos serão beneficiados com um ano de curso de inglês no formato on-line, ao vivo, no contraturno escolar. Alunos matriculados em 2023 no 9º ano do ensino fundamental já estão aptos a participar.
Na segunda fase, mil alunos serão selecionados para o intercâmbio, sendo um estudante de cada uma das 645 cidades paulistas e outros 355 selecionados proporcionalmente entre as 91 Diretorias de Ensino.
A seleção será feita por meio de provas de inglês aplicadas na metade e no final do curso.
São pré-requisitos as notas do Saresp - Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo - e a frequência escolar a partir de 85%, além de idade mínima e autorização dos pais e responsáveis.