Começa neste domingo, 05, a maratona de provas do ENEM - Exame Nacional do Ensino Médio – para os jovens que estão em busca de uma vaga em universidades públicas no ano que vem. Em Fernandópolis a prova será aplicada para 1.473 estudantes. No estado de São Paulo 590 mil estudantes irão realizar o exame e no Brasil são 3,9 milhões.
Em Fernandópolis, a prova será aplicada em dois locais: no campus da FEF – Fundação Educacional de Fernandópolis – e na ETEC – Escola Técnica Prof. Armando José Farinazzo. O local do exame consta do Cartão de Confirmação da Inscrição de cada participante e pode se confirmado no link (enem.inep.gov.br/participante).
Após duas edições com versões impressa e digital, o exame volta a ter apenas a versão impressa. Na prova de amanhã os estudantes deverão resolver 45 questões de linguagens (40 de língua portuguesa e 5 de inglês ou espanhol), 45 questões de ciências humanas e fazer uma redação. Na prova que será aplicada no próximo domingo, 12, os alunos irão resolver 45 questões de matemática e 45 questões de ciências da natureza.
A abertura dos portões será realizada às 12h e, serão fechados, em ambos os dias, às 13h. O exame iniciará às 13h30. Amanhã, o prazo para finalizar a prova é até às 19h e no próximo domingo, às 18h30. O candidato só poderá sair com o Caderno de Questões nos últimos 30 minutos que antecedem o término da prova.
Para a realização das provas o candidato deverá levar o RG ou outro documento oficial com foto (documentos digitais também são válidos); caneta esferográfica transparente com tinta na cor preta (leve pelo menos duas para o caso de uma falhar) e o cartão de confirmação de inscrição.
Na região, além de Fernandópolis, as provas do Enem serão aplicadas em São José do Rio Preto com 8.551 inscritos; Catanduva com 2.531; Votuporanga com 2.002; Jales são 1.081; Santa Fé do Sul com 520 e Mirassol com 882 inscritos.
As notas obtidas nas provas podem ser usadas para o estudante concorrer a vagas no ensino superior público, pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), a bolsas de estudo em instituições privadas de ensino superior pelo Programa Universidade para Todos (ProUni) e a recursos do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Também podem ser usadas para concorrer a vagas em instituições estrangeiras que têm convênio com o Inep.