A secretaria estadual da Educação divulgou as regras para a primeira edição do Provão Paulista que acontecerá nos dias 28 e 29 de novembro. A prova, que é uma espécie de Enem paulista, voltada para estudantes da rede estadual de ensino e escolas técnicas estaduais (as Etecs), vai abrir vagas em universidades públicas do estado de São Paulo.
Na região de Rio Preto, as vagas são para cursos da Unesp de Rio Preto e Ilha Solteira; Fatecs de Rio Preto, Catanduva e Jales; e para os polos da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp), como o de Fernandópolis que oferece os cursos de bacharelados em Administração, Ciência de Dados, Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública, Engenharia de Computação, Engenharia de Produção, Letras - Habilitação em Língua Portuguesa, Licenciatura em Matemática, Pedagogia, Tecnologia em Processos Gerenciais.
O Provão Paulista também tem vagas para cursos da Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp), que tem polo em Fernandópolis (com os cursos
No total, são 15.369 oportunidades no estado. De acordo com a Secretaria Estadual de Educação, todos os estudantes da rede estadual de ensino estão inscritos automaticamente no Provão, que será aplicado pela Fundação Vunesp.
Provão Paulista será aplicado entre os dias 28 e 29 de novembro pela Fundação Vunesp A prova será composta por questões de múltipla escolha nas áreas de linguagens e suas tecnologias e ciências da natureza e suas tecnologias no primeiro dia, 28; e questões de múltipla escolha para matemática e suas tecnologias e ciências humanas e sociais, além de redação, no segundo dia, 29.
O Provão Paulista Seriado permite que alunos que hoje estão na 1ª e 2ª séries do Ensino Médio também comecem a construir a sua trajetória rumo à universidade, uma vez que a participação na avaliação será contabilizada a cada ano para as futuras seletivas dessas mesmas instituições. Ou seja, os alunos que hoje estão matriculados na 1ª série farão o provão em 2023, 2024 e 2025. A somatória desses três anos será considerada para a classificação. Todas as regras a respeito desses alunos também foram publicadas pela Educação.