Cerca de 70 alunos das escolas estaduais Joaquim Antônio Pereira e Carlos Barozzi participam do Projeto Ceres - Hortas Escolares, que tem como objetivo de produzir hortaliças ecologicamente corretas, garantir a segurança alimentar dos alunos (que poderão levar o alimento para casa) e assegurar um espaço multidisciplinar em que os professores das disciplinas de Ciências, Química, Matemática, entre outras, poderão utilizar a horta em seus conteúdos pedagógicos.
Os estudantes irão cultivar alface, couve, salsinha, cebolinha, entre outros tipos de hortaliças. O projeto é um desdobramento do trabalho original de extensão do curso de Agronomia, da Universidade Brasil, em que alimentos são plantados na horta do campus e doados a instituições escolhidas. Agora, a parceria acontece com as escolas. O projeto tem duração de três anos, podendo ser renovado após esse período.
O nome do projeto, “Ceres”, foi inspirado na deusa dos grãos e da fertilidade da terra. Ceres originou a palavra cereal, que dá nome ao projeto. A atividade é coordenada pelo Prof. Me Douglas Costa Martins, responsável pelo Laboratório de Fertilidade do Solo e pela disciplina de Nutrição de Plantas.