Professora da Etec Fernandópolis defende tese de doutorado na Unesp

20 de Agosto de 2025

Compartilhe -

Professora da Etec Fernandópolis defende tese de doutorado na Unesp

Recentemente, a professora de Português e Inglês da Etec Prof. Armando José Farinazzo - Jéssica Laira de Araujo Esgoti Uliana, defendeu sua tese de doutorado na Unesp de São José do Rio Preto em Estudos Linguísticos, na área de Linguística Aplicada – Ensino e Aprendizagem de Línguas.
O trabalho intitulado “A interação entre alunos em aulas de língua inglesa para fins específicos no contexto pandêmico sob a perspectiva sociocultural”, foi orientado pelo Prof. Dr. Douglas Altamiro Consolo, debatido pela Profª. Dra. Marília Mendes Ferreira - USP – Câmpus de São Paulo, Profª. Dra. Maximina Maria Freire - PUC - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Profª. Dra. Lília Santos Abreu Tardelli - UNESP – Câmpus de São José do Rio Preto e pela Profª. Dra. Solange Aranha - UNESP – Câmpus de São José do Rio Preto.
De acordo com a docente, durante os anos de 2020 e 2021, a pandemia da COVID-19 mudou significativamente o cenário educacional no mundo. “O uso da tecnologia para ministrar aulas de forma remota emergencial trouxe diversos desafios para o progresso da aprendizagem e interação entre alunos e professores. Pensando nesse contexto, a tese analisou a colaboração vista por meio das interações entre alunos em aulas da disciplina denominada Inglês Instrumental de uma turma do curso Técnico em Açúcar e Álcool, oferecido pela própria Etec, afim de refletir sobre o auxílio colaborativo de discentes durante as atividades no período do ensino remoto emergencial”, destacou a professora.
Segundo a direção da Etec, o trabalho foi muito importante não só para a pesquisadora, mas também, para os profissionais da área, alunos e a instituição, pois, ao se atentarem sobre suas práticas em sala de aula poderão aperfeiçoar o processo de ensino-aprendizagem.