Na Escola Municipal de Ensino Fundamental “José Zantedeschi” de Fernandópolis os estudantes não se envolvem com as atividades da grade curricular de ensino. Eles também se mobilizam com projetos sociais que beneficiam entidades. Neste ano, a ação é voltada para a AVCC, Hemocentro e Hospital de Amor.
Está em andamento, com a participação de todas as salas de aula, uma competição educativa e solidária com diferentes arrecadações. A ação consiste em cada sala de aula representar um país participante dos Jogos Pan-Americanos do Chile 2023, promovendo, além do projeto social, ‘uma viagem’ por novas culturas e conhecimentos.
Todos os itens arrecadados estão sendo repassados para três importantes instituições do município. A campanha do leite, tampas e lacres beneficia a Associação dos Voluntário no Combate ao Câncer (AVCC). Para o Hemocentro de Fernandópolis, que tem grande necessidade de bolsa de sangue, a ação consiste em incentivar e angariar novos doadores de sangue e de medula óssea e para o Hospital do Amor, a principal proposta é a arrecadação de cabelos, que posteriormente são utilizados pelo hospital para a confecção de perucas e doadas aos pacientes.
Na atual fase da competição, que é dividida por etapas, foram arrecadados milhares de tampinhas e lacres, além de leites que foram repassados para a AVCC de Fernandópolis. O projeto segue até o mês de outubro e, até o momento, quem lidera a competição é a sala do 5º ano B, que representa o México e soma 5.400 pontos acumulados.
"Nosso objetivo principal é que os alunos se tornem futuros cidadãos de bem, que façam a diferença na sociedade, demonstrando valores como a empatia, propagando o amor por onde passarem”, comentou o professor de Educação Física, Denis Thyago de Oliveira.