Cúpula política da cidade se reúne com reitora de universidade sobre polêmica do internato

20 de Agosto de 2025

Compartilhe -

Cúpula política da cidade se reúne com reitora de universidade sobre polêmica do internato

A reunião ocorreu na manhã desta segunda-feira, 5, na sede da universidade Brasil em Fernandópolis. A cúpula política da cidade, formada por Executivo e Legislativo, foi buscar esclarecimentos da universidade sobre a polêmica do fim do internato de alunos dos quinto e sexto anos do curso de medicina na cidade. Atualmente cerca de 80 alunos atuam no internato nas Unidades Básicas de Saúde e UPA.

Participaram da reunião com a reitora Bárbara Costa, o prefeito André Pessuto, presidente da Câmara João Pedro Siqueira e sete vereadores, além dos secretários de governo.

No final da reunião, apenas presidente da Câmara se manifestou. O Executivo ficou de se manifestar através do secretário de Saúde Ivan Veronesi e a reitora também deverá se manifestar sobre o tema.

Em entrevista à Rádio Difusora, o presidente da Câmara João Pedro Siqueira disse que a reunião foi importante para esclarecer pontos da polêmica. “Quando se esclarece as coisas, há o entendimento. Com relação ao internato, infelizmente houve problemas no passado entre a Santa Casa e universidade com relação a abrigar os alunos. Mas, ainda vai permanecer o internato das pessoas que estão cursando e que irão permanecer até o 10º semestre (5º ano), mas, de fato, não haverá novos internatos na cidade e sim em hospitais de cidades de escolha da universidade. A busca é para que se resolva isso”, disse o presidente.

“Nós estamos prontos a buscar uma cidade melhor e sem a universidade não teremos uma cidade melhor. Deixamos isso claro a reitora da universidade. É interesse de toda a comunidade fernandopolense e de nós, agentes políticos, inclusive do prefeito que esteve na reunião em manter e fazer aquilo que de fato o município poderá fazer, dentro da legalidade. O primeiro passo foi dado que foi essa reunião de grande valia para esclarecimentos”, acrescentou João Pedro Siqueira.

O prefeito André Pessuto deixou a reunião, a caminho de outra, e delegou ao secretário Ivan Veronesi para se manifestar. Também a universidade ficou de encaminhar posicionamento da reitora Bárbara Costa sobre a reunião. Assim que  secretário e a reitora se manifestarem, a matéria será atualizada.