Nova Dirigente Regional de Ensino promete “humanidade, diálogo e trabalho em equipe”

20 de Agosto de 2025

Compartilhe -

Nova Dirigente Regional de Ensino promete “humanidade, diálogo e trabalho em equipe”

A supervisora de ensino Maria Aparecida Mendonça, a professora Cidinha como é conhecida nos meios da educação, foi selecionada em processo seletivo realizado pela Seduc - Secretaria Estadual de Educação de São Paulo – e assume o cargo como nova Dirigente Regional de Ensino na Diretoria de Ensino – Regional de Fernandópolis – substituindo o professor Cândido José dos Santos, que ocupará o posto de dirigente em Guaratinguetá.
A lista dos profissionais selecionados para ocupar as vagas para Dirigentes Regionais de Ensino no ciclo da nova gestão foi divulgada na terça-feira, 2. Segundo a Seduc, os participantes que se inscreveram no processo seletivo cumpriram com uma série de requisitos, entre eles a aprovação no Programa de Desenvolvimento de Lideranças – PDL – 1ª Edição/2023, que ofereceu conteúdos para apoiar e aprimorar os conhecimentos dos gestores; teste de perfil; e entrevista com uma banca avaliadora.
A nova dirigente de ensino Maria Aparecida Mendonça é formada em Letras e Pedagogia e iniciou carreira na educação em 1995, como professora na Escola Estadual Antonio Ferreira Barbosa, em Iturama (MG), cidade onde nasceu e viveu a maior parte de sua vida. 
Em 2000, ela começou a trabalhar também no Estado de São Paulo, na Escola Estadual Sansara Singh Filho em Ouroeste. Passou por todos os cargos na educação estadual: professora, coordenadora, vice-diretora, diretora, supervisora e agora Dirigente Regional de Ensino.
Ela contou ao CIDADÃO que se inscreveu no processo seletivo aberto pela Secretaria da Educação interessada no curso sobre Líderes Públicos. “Achei interessante me inscrever e realizar o curso, minha intenção era parar aí, no entanto, resolvi continuar e tudo foi dando certo e cheguei até o final”. 
Sobre a nova missão, ela prometeu diálogo e trabalho em equipe. “Acredito que tudo na vida tem um propósito e se Deus coloca em nossa trajetória situações ou missões é porque temos algo a contribuir, e a Educação é algo que precisamos olhar e cuidar com muita atenção e muito carinho, porque é através dela que podemos refletir, analisar e redirecionar rumos em busca de uma sociedade mais justa e solidária. Pretendo pautar meu trabalho como sempre fiz em todas as funções e cargos que ocupei, com responsabilidade, compromisso, dedicação e humanidade, buscando sempre bons resultados através do diálogo e do trabalho em equipe”, relatou.
DESPEDIDA
O professor Cândido José dos Santos que comandou a Diretoria de Ensino em Fernandópolis se emocionou na despedida do cargo. Em entrevista à Rádio Difusora FM, falou dos vínculos que construiu ao longo dos sete anos que permaneceu na cidade.
Ele chegou a Fernandópolis, nomeado pela Secretaria da Educação, em 15 de março de 2016 para reestruturar e despolitizar a Diretoria de Ensino, abalada com o escândalo que resultou na Operação “Bolsa Fantasma” da Polícia Federal que chegou a fazer apreensões na sede da Diretoria de Ensino. Na época Cândido foi transferido de Guaratinguetá, onde era dirigente, para Fernandópolis. A missão era para permanecer um ano, mas ficou sete.
No balanço de sete anos, diz que deixa um legado: “estamos deixando uma Diretoria de Ensino com 100% das escolas estaduais de Fernandópolis no regime de escola de ensino integral e no topo do ranking estadual no ensino-aprendizagem”. A volta para Guaratinguetá foi uma opção. Ele se inscreveu e foi aprovado no processo seletivo para retornar à sua cidade. “É lá que está a minha família”, disse.