Na última segunda-feira, 12, os alunos do segundo módulo do curso técnico em informática, da Etec Professor Armando José Farinazzo, participaram na premiação do 5º Hackathon Acadêmico 2022, na Oracle do Brasil Sistemas, em São Paulo. A equipe conquistou o a segunda colocação com o projeto “Auxilium”, dos estudantes de informática, Nathan Henrique de Oliveira Santos, Pedro Henrique Tambara Zanutto, Vinícius Siqueira de Oliveira, Williston Nakasato Borges e Yuri Ribeiro Abe, com orientação do professor Luis Antônio Soares.
De acordo com o professor Luis A. Soares, o Hackaton Acadêmico é uma importante ferramenta de integração e desenvolvimento pessoal e profissional e que busca envolver diferentes cursos, habilidades e competências onde visa provocar e questionar a comunidade/escola envolvidas a encontrar respostas, utilizando para isso a aprendizagem baseada em projetos e desafios tornando o ensino mais prático e colaborativo.
Os participantes apresentaram soluções com desenvolvimento de aplicativos mobile, web e/ou produtos, para atender a três dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS - da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas - ONU: ODS 8 (Emprego decente e crescimento econômico), ODS 10 (Redução das Desigualdades) e ODS 11 (Cidades e Comunidades Sustentáveis).
Seguindo a ODS 10 (Redução das Desigualdades), os alunos desenvolveram um app de doação de roupas, objetos, alimentos e recursos financeiros, que facilita a comunicação entre pessoas interessadas em doar, instituições e pessoas em situação de vulnerabilidade social, de forma rápida e prática.
Os vencedores ganharam mentorias especializadas e possibilidade de networking durante todo o período de desenvolvimento dos projetos, além de certificados de participação e brindes especiais de parceiros do evento.
Participaram da competição 21 Etecs, 634 alunos, 135 equipes, 52 professores e 19 mentores, depois da primeira etapa, foram classificadas 9 equipes finalistas para irem à premiação final em São Paulo.
Junto a premiação as 9 equipes finalistas tiveram a oportunidade de fazer o networking entre as unidades escolares e conhecer de perto um pouco de todo o ecossistema de serviços da Oracle Sistemas do Brasil.
Na manhã de segunda-feira os alunos participaram de palestras práticas com colaboradores da Oracle, aonde abordaram os temas de design thinking para elaboração e criação de produtos de softwares, Oracle APEX, uma ferramenta Low Code, para desenvolvimento de aplicações rápidas e por último tiveram uma visão bastante ampla sobre o conceito de inteligência artificial e uma demonstração prática de utilização com os aplicativos disponíveis na Oracle Cloud e disponíveis para os alunos através da Oracle Academy.
No período da tarde, os alunos tiveram a oportunidade de conhecerem os aplicativos desenvolvidos pela Oracle e seus parceiros com soluções comerciais bastante inovadoras, como a loja do futuro em ambiente Metaverso, soluções comerciais multiplataformas, caixas de loja automatizados (sem a necessidade de intervenção humana), etc.
A Etec de Fernandópolis, destaca o apoio da Unimed Fernandópolis, no desenvolvimento de propostas cooperativistas, e em acordo com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). Segundo o presidente da entidade, Dr. Sandro Serafim, desenvolver ações de desenvolvimento sustentável faz parte da cultura cooperativista da Unimed por isso acreditam no projeto apresentado pela ETEC Prof. Armando José Farinazzo.